A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 10 de Julho de 2026

Notícias/Geral

Reunião entre secretários municipais reforça integração entre Balneário Camboriú e Camboriú

Dos projetos previstos no Mapa das Diretrizes Viárias do Plano Diretor, foram citadas as vias paralelas à Avenida Palestina - Leste e Oeste; paralela Oeste da Quarta Avenida; e a paralela Oeste da Terceira Avenida.

Reunião entre secretários municipais reforça integração entre Balneário Camboriú e Camboriú
 Divulgação PMBC
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, e o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, realizaram, na manhã desta quinta-feira (9), uma reunião integrada entre os secretários municipais das duas cidades. O encontro, que aconteceu na Casa da Sogra, no Bairro dos Municípios, teve foco no fortalecimento da parceria entre os dois municípios na construção de soluções conjuntas para demandas em comum.

“Foi uma manhã de muito trabalho, de verdadeira integração entre os governos. Colocamos na mesa as ações para que todo o colegiado tomasse conhecimento dos projetos que estão em desenvolvimento. Isso representa o respeito com os dois municípios, um momento de escuta, de construção e troca de experiências. Os secretários são peças fundamentais de um governo, por isso precisamos que eles estejam alinhados e motivados, pois são eles que guiam as equipes”, destacou a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.

Para o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, a integração já é uma realidade da população dos municípios, que agora precisa ser feita também pelo poder público. “A integração não pode estar somente na fala, precisamos dela na prática. Os projetos estão acontecendo e vão mudar a realidade da nossa região, do povo das duas cidades. Estamos integrando os governos, porque a comunidade está integrada, eles transitam entre os municípios todos os dias, então esse desenvolvimento em conjunto é uma realidade, cabe a nós colocar isso em prática na gestão, na entrega daquilo que o povo confiou em nós para fazer”, disse o prefeito.

Integração e mobilidade - O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, iniciou sua fala pela apresentação dos projetos em execução, como o último trecho da Avenida Martin Luther, no Bairro Ariribá, - que teve ordem de serviço e convênio com o Estado assinado na última quinta-feira (2); assim como a Avenida Prefeito Meirinho, no Bairro dos Municípios, que está em execução; a Avenida Raposo Tavares, no Bairro Jardim Parque Bandeirantes, que já conta com empresa vencedora do processo licitatório; e a inversão das agulhas da BR-101 no Bairro dos Estados, que deve iniciar as obras nas próximas semanas.

Além disso, foram apresentadas as propostas viárias de integração com Camboriú, sendo a ponte da Rua Barra Velha, já em projeto com a empresa vencedora da licitação, que formará um binário com a Rua Biguaçu, no Bairro dos Municípios; outras duas pontes previstas ligando a Avenida Prefeito Meirinho à Avenida Prefeito Edson Olegário, em Camboriú; em elaboração de projetos pela Amfri, a ligação da Avenida Palestina, no Bairro das Nações, com as ruas Azulão e Andorinha, no Bairro Ariribá; a ponte da integração entre as ruas Aurora, no Bairro Jardim Iate Clube, e a Santo Estevão, no Bairro São Francisco de Assis, em Camboriú, e a Via Parque, ligando a Rua Arvoredo, no Bairro dos Municípios, a Rua Aurora - ambos os projetos em fase de finalização pela Amfri; o contorno Cristo Luz, em fase de entrega dos projetos executivos por parte da empresa vencedora da licitação; e o anel viário Norte, que se encontra em licenciamento ambiental.

Dos projetos previstos no Mapa das Diretrizes Viárias do Plano Diretor, foram citadas as vias paralelas à Avenida Palestina - Leste e Oeste; paralela Oeste da Quarta Avenida; e a paralela Oeste da Terceira Avenida. 

No Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis), estão contempladas a ponte ligando a Rua Dom Pedro, no Bairro Vila Real, a Rua São Miguel, no Bairro São Francisco; a ponte ligando Barra Sul ao Bairro da Barra; o túnel da BR-101 na sequência do contorno Cristo Luz, ligando Balneário Camboriú ao Bairro Taboleiro, em Camboriú; e as vias de integração, unindo os bairros de Balneário Camboriú e provendo maior mobilidade, projetadas para privilegiar a micromobilidade e o transporte público.

Na sequência, a secretária de Planejamento de Camboriú, Marcela Eleutério, apresentou aos colegiados o que o município vizinho tem planejado para auxiliar a mobilidade. A atuação está sendo pensada em quatro eixos estratégicos: nova infraestrutura viária, mobilidade sustentável, macrodrenagem e obras de integração regional.

No Bairro Várzea do Ranchinho, Camboriú prepara a requalificação das vias e a ligação com o Bairro Rio do Meio. Para a região do Monte Alegre e Taboleiro, a Avenida Edson Olegário terá 2,5 quilômetros de extensão, com elevado e ponte, promovendo mais fluidez, segurança e desenvolvimento. Será executada também a macrodrenagem na marginal da BR-101, visando a redução de alagamentos e melhor escoamento da água.

Paralelamente, o Bairro São Francisco, além da ponte da integração, será contemplado com a requalificação da Rua Santo Estevão e novos binários e acessos. No Bairro Rio Pequeno, haverá a duplicação da Rodovia Antônio Lopes Gonçalves Bastos (SC-102) e a requalificação do Morro do Encano.

Publicidade

Leia Também:

“Muitos podem pensar que estamos de novo falando dos acessos e eles ainda não saíram, mas é porque não é assim tão simples, é necessário ter o projeto executivo, lançar a licitação, para só depois avançar, então tudo isso precisa ser conversado. Hoje nós traçamos algumas deliberações e agora as equipes vão acompanhar o andamento dos projetos”, relatou a prefeita Juliana Pavan.

Segurança pública - Na área da segurança pública, foi apresentada a minuta do Termo de Cooperação Técnica entre as cidades para ações integradas de fiscalização, visando o combate ao crime de receptação, a repressão à perturbação do sossego e a verificação da regularidade de licenciamento dos estabelecimentos fiscalizados.

O documento envolve a disponibilização de servidores para equipes integradas; compartilhamento de informações cadastrais e histórico de infrações; planejamento de operações conjuntas; e a comunicação imediata à autoridade policial quando indícios de crimes.

Pessoa Idosa - O secretário da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, Claudir Maciel, apresentou o projeto de transformar o espaço da Casa da Sogra, no Bairro dos Municípios, em um Centro-Dia para idosos. O intuito é oferecer serviços de acolhimento, cuidados de enfermagem, refeições e atividades recreativas, proporcionando um espaço onde o idoso consiga passar seus dias.

BC 62 anos - No mês em que Balneário Camboriú completa 62 anos de emancipação político-administrativa, celebrada em 20 de julho, o diretor-geral da Secretaria de Turismo, Laurindo Ramos, apresentou aos secretários a programação festiva da cidade, que envolve atrações culturais, realização de eventos tradicionais e entregas à comunidade. A secretária de Comunicação, Dagmara Spautz, apresentou a campanha do aniversário do município e entregou o convite aos presentes.

Grupo de Trabalho Intermunicipal Multissetorial - “Nós já nos encontramos diversas vezes com grupos menores, entre secretarias. Hoje foi uma reunião maior, com todos, para mostrar o desenvolvimento social, econômico e de infraestrutura dos municípios. Este muro que existia entre as duas cidades está sendo rompido, essa parceria só vai trazer desenvolvimento, produção, resultado, mobilidade, educação e saúde. Cada um com a sua cidade, mas com os projetos em conjunto”, ressaltou Leonel Pavan.

Desde 2025, os municípios instituíram, por meio de decreto, um Grupo de Trabalho Intermunicipal Multissetorial. O intuito é o diálogo institucional entre o Município de Balneário Camboriú e o Município de Camboriú, visando a implementação de políticas públicas e a gestão de serviços de interesse comum; formulação de propostas e estratégias conjuntas sobre as políticas públicas e os serviços de interesse comum; acompanhamento da execução das ações, projetos e convênios firmados entre os Municípios; proposição de ajustes normativos, administrativos e operacionais necessários à efetividade das ações conjuntas; e a realização de reuniões periódicas, sempre que necessário, para deliberação sobre os temas de interesse comum.

Em Balneário Camboriú o grupo está instituído através do Decreto nº 12.734/2025 e em Camboriú pelo Decreto nº 4.629/2025.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Rafaela Dalago
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!