A informação chega primeiro aqui!

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025

Notícias/Geral

Vigilância Epidemiológica reforça combate à dengue nos cemitérios municipais

Ações serão realizadas entre os dias 30 de outubro e 07 de novembro em virtude do Dia de Finados

Vigilância Epidemiológica reforça combate à dengue nos cemitérios municipais
Secom/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Dia de Finados, celebrado anualmente em 2 de novembro, é uma data que mobiliza fiéis de toda a cidade a visitarem os túmulos dos entes queridos que já partiram. Devido à previsão de aumento no fluxo de pessoas nos cemitérios de Itajaí, a Vigilância Epidemiológica intensificará, entre os dias 30 e 7 de novembro, as vistorias e limpezas nesses espaços.
 
Nos dias 30 e 31 de outubro, a depender do clima, as equipes de vigilância visitarão os cemitérios do bairro Espinheiros e do bairro Fazenda a fim de orientar os visitantes. Também será feita a remoção de possíveis depósitos de água e averiguação dos ambientes quanto à presença de larvas do mosquito Aedes aegypti.
 
Entre as ações recomendadas pelo Programa de Controle da Dengue à população, estão: trocar água por areia nos vasos de flores, remoção de recipientes que possam acumular água, usar de flores artificiais e não naturais, depositar areia nos locais do túmulo que possam acumular água, retirar suportes de velas que represam água e utilizar floreiras com furos para facilitar o escoamento dos líquidos.
 
Após a data de celebração, no dia 7 de novembro, as equipes da Vigilância Epidemiológica realizarão uma vistoria nos cemitérios para remoção de recipientes, embalagens e possíveis criadouros do mosquito da dengue deixados pelos visitantes. A ação é necessária devido ao aumento no número de vasos e embalagens deixados nos túmulos. É importante ressaltar que a Vigilância Epidemiológica realiza vistorias quinzenalmente em todos os cemitérios da cidade, tanto municipais quanto particulares.

“É importante que a população entenda: a dengue mata. E por mais que essas ações sejam realizadas no cemitério, no entorno desses lugares também há residências e moradores, portanto pedimos a colaboração da comunidade nesse momento”, explica Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue em Itajaí.

Em 2025, até a terça-feira (28), o Município de Itajaí registrou 3465 casos positivos de dengue. Mais de 18 mil casos foram notificados, e 13,1 mil descartados. Cinco moradores morreram em decorrência da doença neste ano. Os dados do Boletim Epidemiológico e de prevenção à dengue estão disponíveis em https://dengue.itajai.sc.gov.br/

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Secom/\Itajaí
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!