A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 27 de Abril de 2024

Notícias Geral

3º Seminário Municipal sobre Educação Inclusiva acontece em Itajaí nesta quinta e sexta-feira

O seminário terá início às 8h e encerrará às 17h, em ambos os dias, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação

3º Seminário Municipal sobre Educação Inclusiva acontece em Itajaí nesta quinta e sexta-feira
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nos dias 21 e 22 de março, Itajaí se tornará o palco do 3º seminário "Educação Inclusiva: Escola como Espaço Inclusivo e de Acolhimento às Diferenças". O evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, tem como objetivo capacitar professores e representantes de entidades públicas e privadas sobre o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, conforme explicou o presidente da comissão, Deputado Dr. Vicente Caropreso.

O seminário terá início às 8h e encerrará às 17h, em ambos os dias, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. Serão ministradas oito palestras com especialistas que compartilharão estratégias pedagógicas aplicáveis no contexto escolar, visando promover uma inclusão mais efetiva do aluno com deficiência no ambiente escolar e no processo de aprendizagem.

Dr. Vicente destaca que a comissão tem promovido diversos eventos em todas as regiões do estado com o intuito de fornecer informações de qualidade para professores e demais interessados, capacitando-os para lidar com uma das principais dificuldades: como receber um aluno com deficiência no espaço escolar e como ensinar uma criança com deficiência, ou com autismo, para que ela possa exercer o direito de aprender.

Programação - No dia 21, a palestra de abertura será proferida por David Crispim, coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, que discorrerá sobre "Quebrando Paradigmas para Incluir Socialmente". Em seguida, Luciana Motas Dias Brites, doutoranda e mestra em Distúrbios do Desenvolvimento e especialista em Educação Especial, além de CEO do Instituto NeuroSaber, abordará o tema "Neurodesenvolvimento e Habilidades de Estimulação".

No período da tarde, Guilherme de Almeida Prazeres, autista com bacharelado em Direito e Mestrado em Educação pela Unicamp, conduzirá a palestra "Inclusão no TEA: a Perspectiva de um Autista". Para fechar o dia, Fabiana de Melo Giacomini Garcez, pedagoga com habilitação em Psicopedagogia, apresentará o tema "Educação Especial no Contexto Escolar: Um Olhar para os Processos de Inclusão e Exclusão".

Já no dia 22 de março, a programação incluirá as palestras: "Inclusão Baseada em Evidências: construindo caminhos para uma educação transformadora", ministrada pela professora e mestra em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Roselaine Pontes de Almeida; e "Avaliação, Intervenção e Atendimento da Educação Especial às Pessoas com TEA", ministrada pelo professor Carlo Schmidt, psicólogo com mestrado e doutorado em Psicologia.

A programação completa e inscrições podem ser feitas diretamente no site da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, no seguinte link: http://escola.alesc.sc.gov.br/ .

 

FONTE/CRÉDITOS: Edson Junkes/Assessoria de Comunicação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!