A informação chega primeiro aqui!

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Notícias/Geral

Agenda do júri traz resumo de casos que serão julgados de 27 a 31 de outubro em Santa Catarina

Julgamentos incluem homicídios cometidos com extrema violência e ocultação de cadáver

Agenda do júri traz resumo de casos que serão julgados de 27 a 31 de outubro em Santa Catarina
Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Justiça catarinense tem pautada uma série de julgamentos populares para o período entre os dias 27 e 31 de outubro. O Tribunal do Júri analisará casos de homicídios cometidos com extrema violência, além de crimes como ocultação de cadáver e tentativa de homicídio. As sessões ocorrerão em diversas comarcas espalhadas pelo Estado. Veja abaixo o resumo das denúncias de alguns deles:

30 de outubro - Um homem e uma mulher serão julgados na comarca de Capivari de Baixo pelo crime de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. A denúncia relata que, na noite de 8 de setembro de 2015, em uma residência localizada nos fundos de um campo de futebol no bairro Três de Maio, eles teriam agredido violentamente a vítima após uma discussão. O homem foi alvo de socos, chutes e múltiplos golpes de faca na cabeça, pescoço e tronco, mesmo enquanto implorava por sua vida. O crime teria razão fútil, decorrente de uma discussão banal, e foi cometido de forma cruel e traiçoeira, circunstâncias que dificultaram qualquer possibilidade de defesa por parte da vítima, que estava em desvantagem numérica e sem meios de escapar. Na madrugada seguinte, os réus teriam ocultado o corpo, que foi enrolado em um pano e transportado no porta-malas de um veículo até um matagal às margens de uma estrada no município de Laguna.

30 de outubro - Em Florianópolis, um homem será julgado pelo crime de tentativa de homicídio qualificada. Segundo a denúncia, no dia 28 de agosto de 2024, por volta de 13h20, no bairro Ponta das Canas, após uma discussão banal, o acusado teria desferido múltiplos golpes de canivete na vítima. O motivo seria um desentendimento sobre a utilização de uma vaga de garagem (Autos n. 5072325-33.2024.8.24.0023).3).

Leia Também:

30 de outubro - Três homens acusados de homicídio qualificado por motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima serão julgados pelo Tribunal do Júri da comarca de Ascurra. Segundo a acusação, na madrugada do dia 11 de março de 2024, eles teriam ido até a Estrada Geral Subida e, perto de uma borracharia, atirado na vítima por supostos danos causados por ela ao caminhão de um dos réus. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu (Autos n. 5001381-54.2024.8.24.0104).

30 de outubro - Em Descanso, um homem será julgado por tentar matar o colega de trabalho e de moradia. A denúncia conta que, na noite de 2 de fevereiro de 2021, a vítima participou de uma confraternização da empresa, e o acusado teria pedido que ela levasse um pedaço de carne para casa. Por vergonha, a vítima não pediu a comida, o que teria irritado o réu. Após discussão, houve luta corporal em que a vítima foi atingida por dois golpes de faca nas costas. O homem recebeu atendimento médico e se recuperou (processo em segredo de justiça).

30 de outubro - O Tribunal do Júri da comarca de Garopaba julgará um homem por homicídio triplamente qualificado, além de furto majorado e tráfico de drogas. De acordo com a denúncia, na noite de 7 de janeiro de 2024, ele teria atraído a vítima para sua residência sob o pretexto de consumir bebidas alcoólicas e drogas. Movido por ciúmes e desejo de vingança, ele teria desferido um golpe de faca no tronco da vítima, além de agredi-la com socos e pisadas no rosto. Após abandonar o corpo da vítima em uma área de mata, o autor subtraiu-lhe o celular. No dia do crime, ele teria oferecido substância semelhante a cocaína para a vítima e outra pessoa, sem fins lucrativos, para consumo conjunto (Autos n. 5000285-09.2024.8.24.0167).

30 de outubro - Na comarca de Concórdia, três homens serão julgados pelo Tribunal do Júri pelos crimes de homicídio qualificado consumado contra uma vítima e tentativa de homicídio qualificado contra outra. Os crimes ocorreram na noite de 30 de abril de 2024, em uma residência compartilhada por trabalhadores. Segundo a denúncia, os acusados agiram de forma cruel e covarde, por um motivo fútil: a suspeita de que as vítimas estariam mexendo em seus produtos de higiene e alimentos. Uma vítima foi morta com 34 golpes de faca, incluindo esgorjamento, enquanto a outra sobreviveu após ser ferida com uma facada nas costas e diversos golpes na cabeça. A instrução reuniu provas técnicas, testemunhais e imagens que indicam uma possível atuação conjunta dos réus. A defesa alegou legítima defesa, mas o juízo entendeu, naquele momento processual, que os indícios justificavam a submissão ao julgamento popular, aplicando o princípio in dubio pro societate. Os réus foram pronunciados por homicídio qualificado consumado e tentado, com manutenção da prisão preventiva diante da gravidade dos fatos e do risco de fuga (processo em segredo de justiça).

30 de outubro - A comunidade de Modelo vai debater uma tentativa de homicídio registrada na noite de 25 de janeiro de 2025, no bairro Floresta. De acordo com a denúncia, o réu teria se irritado ao ser convidado a deixar a residência de conhecidos pela demora no uso do banheiro, o que levantara suspeita de uso de drogas. O acusado deixou o imóvel, mas logo retornou com um facão e desferiu golpes contra a vítima, atingindo-lhe a mão esquerda. Quando informado de que a vítima não era o proprietário da casa, o acusado teria fugido (processo em segredo de justiça).

30 de outubro - Em Palhoça, dois homens serão julgados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e organização criminosa. A denúncia aponta que no dia 13 de janeiro de 2023, no bairro Brejaru, os dois acusados e outros comparsas não identificados capturaram um homem em um baile funk e o mataram com um alicate e uma arma de fogo. A vítima supostamente era integrante de facção rival e, por isso, foi assassinada (Autos n. 5005207-08.2023.8.24.0045).

30 de outubro - Na comarca de Navegantes, no Litoral Norte, dois réus acusados de homicídio qualificado por motivo fútil, emprego de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima serão julgados pelo Tribunal do Júri. De acordo com o Ministério Público, na noite de 25 de março de 2024, perto de um posto de combustíveis localizado no bairro Gravatá, a dupla teria desferido socos, chutes, pauladas e uma facada na vítima por conta de uma discussão por desentendimentos prévios. A vítima tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito em via pública (Autos n. 5003542-41.2024.8.24.0135).

30 de outubro - Em São Lourenço do Oeste será debatida uma tentativa de homicídio ocorrida no bairro São Francisco, na noite de 9 de novembro de 2024. Consta na denúncia apresentada que o réu, escondido entre as árvores, teria disparado duas vezes contra a vítima, que estava na varanda de casa. Na tentativa de se esquivar, o ofendido se arrastava para dentro da residência quando o acusado se aproximou e atirou outras duas vezes. O homem foi atingido no cotovelo (processo em segredo de justiça).

31 de outubro - A comarca de Chapecó vai julgar o acusado de um homicídio ocorrido na noite de 20 de maio de 2017, no distrito Marechal Bormann. Consta nos autos que o réu se relacionava com a ex-companheira da vítima, fato desconhecido pelo ofendido. A agressão teria ocorrido na residência. O acusado, em tese, desferiu vários golpes de facão, atingindo perna, boca e pescoço do homem (processo em segredo de justiça).

31 de outubro - Na comarca de Brusque,  um homem é acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, além dos crimes conexos de constrangimento ilegal e disparo de arma de fogo. Conforme a denúncia, em 16 de julho de 2022, durante uma festa de igreja em Guabiruba, após uma discussão motivada por briga de crianças, o réu tentou agredir o pai de uma delas, foi contido e deixou a festa afirmando que buscaria uma arma. Na sequência, ele teria efetuado disparos contra a janela do salão, ameaçado uma pessoa para que abrisse a porta e permanecido nos arredores, realizando aproximadamente 10 disparos. Na saída de uma pessoa que estava na festa, ele ainda teria efetuado mais dois tiros, sem atingi-la (Autos n. 5003207-40.2023.8.24.0011).  

31 de outubro - Na comarca de Caçador, o Tribunal do Júri julgará um homem por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Segundo a acusação, entre as 22h e meia-noite do dia 10 de março de 2019, o acusado, com intenção de matar, teria desferido diversos golpes com um instrumento contundente contra a vítima, atingindo sua cabeça, rosto e tórax. A mulher estava embriagada no momento do ataque, o que teria dificultado sua defesa. Após o crime, o corpo da vítima foi ocultado em uma tubulação de córrego localizada na zona rural do município, com o objetivo de dificultar sua localização (processo em segredo de justiça).

FONTE/CRÉDITOS:  NCI/Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!