Camboriú viveu no domingo (7) um dia especial em homenagem à Independência do Brasil. Pela manhã, o Distrito do Monte Alegre foi palco do tradicional desfile cívico e, à tarde, a celebração seguiu no Centro da cidade
O evento deste ano teve como tema “Camboriú: Cidade onde a Natureza pulsa, a memória vive e a integração acontece”. A proposta inspirou a comunidade a refletir sobre as riquezas naturais do município, a preservação da memória histórica e a importância da integração entre escola, família e sociedade.
O sentimento de pertencimento cívico tomou conta das avenidas, com 36 pelotões participantes no Distrito do Monte Alegre, cerca de 4.250 pessoas desfilaram e com 75 pelotões no Centro da cidade, o número quase dobrou, foram cerca de 6.800 participantes, fechando um total de 111 instituições/unidades de ensino envolvidas.
A abertura contou com a apresentação da Banda Municipal BEMC, conduzida pelo maestro Eliú Matheus Cardoso Maier e acompanhada pelo ilustre Heriberto Vieira, autor do Hino de Camboriú, que carregou o estandarte da banda.
Logo em seguida, o prefeito Leonel Pavan entrou em marcha com a Bandeira do Brasil, ao lado do vice-prefeito Jozias Osmar da Silva, com a Bandeira de Santa Catarina, e do presidente da Câmara de Vereadores, Marlon Borsato, com a Bandeira do Município. Também participaram do pelotão os deputados estaduais Carlos Humberto Silva e Júnior Cardoso, todos os secretários municipais, presidentes de fundações, vereadores e autoridades locais.
Após a execução dos hinos, o prefeito Leonel Pavan destacou a importância da data:
“Hoje, reunidos para celebrar a Independência do Brasil, reafirmamos nosso orgulho de ser brasileiros e o compromisso de cultivar os valores da cidadania, da liberdade e da democracia. Este é um momento de exaltação à Pátria, mas também de valorização da nossa história local e de tudo aquilo que nos une enquanto comunidade”, afirmou declarando aberto o desfile cívico.
Na sequência, o desfile foi aberto pelas forças de segurança. A Polícia Militar, representada pela 3ª Companhia do 12º Batalhão, comandada pelo Major PM Juarez César Scarant Júnior, teve também participação da Rede Catarina de Proteção à Mulher e do PROERD.
O Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 3º Pelotão de Camboriú — que completa 21 anos de atendimento à comunidade — desfilou acompanhado do SAMU, sob comando do 1º Tenente Bombeiro Militar Maykow Christian Almeida. A Defesa Civil do município, também marcou presença, levando viaturas e mascotes que animaram as crianças.
O evento seguiu com a participação da CAESP Alegria de Viver – APAE Camboriú, que apresentou atletas vencedores das Olimpíadas das APAEs e do PARAJECAM, além de sua Fanfarra, educandos adultos que integram programas de vivências laborais. Em seguida, desfilaram a APECAM – Associação Paradesportiva de Camboriú, o programa Hiperdia, fanfarras municipais e escolares, entre elas a Escola Anglo e sua Fanfarra e a Fanfarra da Escola Básica Municipal Professora Clotilde Ramos Chaves.
As instituições religiosas também marcaram presença. A Assembleia de Deus (Gideões), presidida pelo pastor Zilmar Melquiades Miguel, desfilou com mais de 150 integrantes. Já a Paróquia do Divino Espírito Santo, fundada em 1849 e considerada a mais antiga instituição religiosa da região, trouxe representantes das 11 comunidades do município, sob liderança do padre Márcio Alexandre Vignoli.
Muitos e diversos outros grupos reforçaram o espírito comunitário da celebração: OAB, Rede Feminina de Combate ao Câncer, escoteiros, clube de aventureiros, moto clubes, associações esportivas, grupos tradicionalistas e projetos sociais.
A secretária da Educação, Carin Krug deixou um agradecimento: “Foram dois desfiles espetaculares, tanto no bairro Monte Alegre como no Centro tivemos momentos maravilhosos. As famílias participaram em peso, assistindo e também acompanhando os seus filhos durante todo o percurso. Deixo o meu carinho especial a todas as secretarias municipais, que também ajudaram na missão de organizar esse desfile, só gratidão” afirmou.
Assim, uma multidão celebrou o 7 de setembro em Camboriú, um grande encontro de cidadania, cultura e união, fortalecendo o orgulho da população em torno da história do Brasil e dos valores da comunidade local.
Comentários: