A comissão eleitoral da OAB/SC indeferiu nesta terça-feira (12) a inscrição da Chapa 2 - Basta, que tem como candidato a presidente o advogado Rodrigo Curi. A chapa não cumpriu a cota de 30% de advogados negros. Com a decisão, as eleições terão apenas dois candidatos: Vívian De Gann, pela oposição, e Juliano Mandelli, pela situação.
Os dois candidatos que disputarão os votos de quase 40 mil advogados têm padrinhos políticos fortes. Mandelli tem apoio do vice-presidente do Conselho Federal, Rafael Horn, que articulou a desistência de Claudia Prudêncio como candidata à reeleição.
A saída de Cláudia da disputa abriu espaço para a vinda da corrente ligada ao PT, liderada por Gabriel Kazapi, e do candidato derrotado em 2021, Hélio Brasil. Por outro lado, abriu brecha para que advogados ligados a Cláudia, descontentes com a articulação de Rafael Horn, migrassem para a oposição.
Já Vivian De Gann tem apoio do ex-presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho, que vem percorrendo todas as subseções e conseguiu montar chapas de oposição em colégios eleitorais importantes como Blumenau, Chapecó, Joinville, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Canoinhas.
FONTE/CRÉDITOS: Daiana Constantino/Assessora de Imprensa
Comentários: