Aguarde, carregando...

Sábado, 17 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Esportes

Escolinha de boxe chinês transforma vidas e descobre novos talentos em Balneário Camboriú

Aulas são promovidas de forma gratuita em dois espaços esportivos do município

Escolinha de boxe chinês transforma vidas e descobre novos talentos em Balneário Camboriú
Divulgação/PMBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú oferece aulas gratuitas em mais de 20 modalidades, por meio das escolinhas de iniciação esportiva. Uma delas é o boxe chinês, arte marcial completa que ajuda no condicionamento físico, disciplina e defesa pessoal dos praticantes. 

A modalidade é destinada a alunos a partir dos 7 anos de idade e é praticada em dois espaços esportivos da cidade: no dojo do Bairro Municípios (Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, N° 277) e no Centro de Artes Marciais (CAM) do Bairro Vila Real (Rua Dom José, n° 433). 

Os interessados devem realizar um cadastro no site da FME, disponível no link: https://fmebc.sc.gov.br/ . Após isso, basta se apresentar em um dos locais de treino no período da aula para falar com o treinador responsável e finalizar a inscrição.

Leia Também:

As inscrições são feitas mediante cadastro no site. Após se cadastrar, basta escolher o local e o horário da aula desejada e comparecer ao endereço indicado para verificar com o professor responsável a disponibilidade de vaga e efetivar a matrícula. 

O treinador e atleta da FME, Lucas Sorin, destaca que as escolinhas comunitárias de Balneário Camboriú possuem uma grande importância para as crianças e jovens das comunidades.

“Eu estou na Fundação de Esportes desde 2017, e a quantidade de vidas que a gente consegue mudar através dessas escolinhas é absurda. Nós nos vemos formando campeões não só em cima do tatame, que considero a cereja do bolo, mas não é mais importante. A gente vê meninos que estavam perdidos, não tinham futuro, e hoje olham para um futuro diferente. Acredito que essa é a nossa função como professor de artes marciais, ensinar valores, caráter e formar cidadãos de bem. Esse é o nosso principal objetivo”, comentou. 

Sorin ainda ressalta que muitos alunos que iniciaram na escolinha hoje representam o Município em grandes competições, desde o nível estadual até internacional. 

“A nossa equipe é referência no Brasil. Acabamos de voltar da Argentina, onde conquistamos 15 medalhas de ouro com a seleção brasileira, sendo cinco delas com atletas de Balneário Camboriú. Fomos a delegação com o maior número de atletas integrando a seleção, outras tinham apenas dois, enquanto conseguimos emplacar cinco. Isso mostra a grandeza da nossa equipe”, disse. 

O esporte como transformador de vidas - Um dos primeiros alunos de Sorin na escolinha de boxe chinês foi Erick de Carvalho, que hoje não apenas representa BC nas competições, como também ensina e ajuda a transformar a vida de outros jovens. 

“Comecei como atleta na FME há oito anos e, há dois, atuo como treinador das escolinhas. O boxe chinês é uma modalidade que mudou a minha vida, e hoje, para mim, poder ajudar a mudar a de outras pessoas através da luta é muito gratificante", comentou.  

Erick ainda ressalta que a modalidade é uma grande aliada da saúde, tanto física quanto psicológica. “Aprender uma arte marcial ajuda na defesa pessoal, pois a pessoa sabe como agir em variadas situações. Então, essa parte da luta, o Sanda, é ideal para a vida toda”.

Para Angeluz Rincon, de 17 anos, a modalidade trouxe paz e um grande significado para sua vida. Natural da Venezuela, ele começou as aulas aos 13 anos e, desde então, representa a cidade em importantes competições. Atualmente, ele compete na categoria 56 kg. 

“Uma das melhores escolhas que fiz na minha vida foi vir até aqui para praticar o esporte. Já participei de mais de 20 competições e tive importantes conquistas. A que mais me marcou até hoje foi o Pan-Americano, mas também sou campeão sul-americano e três vezes campeão brasileiro”, disse. 

Morador de Balneário Camboriú há sete anos, o atleta convida aqueles que têm interesse pela modalidade a participarem das aulas e conhecerem de perto o esporte. “Eu sei que vão se impressionar com essa arte maravilhosa, pois nós temos um time maravilhoso, que também é uma grande família”. 

Datas e horários das aulas - No Dojo do Bairro dos Municípios, as aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas, a partir das 10h30. Já no CAM do Bairro Vila Real, os treinos ocorrem todos os dias, às 12h15 e 14h45. Já nas segundas e quartas, também há atividade no local às 18h30. Após a aula experimental, é feito o cadastro dos alunos que desejarem continuar a praticar a modalidade.

Imagens
Escolinha de boxe chinês transforma vidas e descobre novos talentos em Balneário Camboriú
Escolinha de boxe chinês transforma vidas e descobre novos talentos em Balneário Camboriú
Escolinha de boxe chinês transforma vidas e descobre novos talentos em Balneário Camboriú
Escolinha de boxe chinês transforma vidas e descobre novos talentos em Balneário Camboriú
Escolinha de boxe chinês transforma vidas e descobre novos talentos em Balneário Camboriú
FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Aysla Dias

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Notícia Já
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR