A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 27 de Junho de 2026

Notícias/Turismo

Grupo Oceanic e Fundação Projeto Tamar lançam projeto inédito no Sul do Brasil sobre a vida nas profundezas do oceano

Presente apenas no Nordeste, exposição Novos Submarinos expande seu alcance e aproxima o público de espécies que habitam um dos ambientes mais desconhecidos da Terra; parceria foi formalizada durante evento na sexta-feira (26/6), em SC

Grupo Oceanic e Fundação Projeto Tamar lançam projeto inédito no Sul do Brasil sobre a vida nas profundezas do oceano
Grupo Oceanic/Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mais de 80% das profundezas do oceano seguem entre os ambientes menos conhecidos do planeta. A partir de cerca de 200 metros de profundidade, a luz solar praticamente desaparece e, em muitas regiões, a única luminosidade vem dos próprios organismos, por meio da bioluminescência. É nesse universo que o Grupo Oceanic e a Fundação Projeto Tamar unem esforços para ampliar ações de conservação marinha no País.

O Grupo Oceanic investirá meio milhão de reais na expansão do Novos Submarinos, iniciativa de educação ambiental da Fundação Projeto Tamar dedicada à fauna das profundezas dos oceanos. Além disso, também aportará recursos para a implantação da mesma atração no Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú. O acordo torna o empreendimento catarinense o primeiro do País a firmar parceria com a instituição para esse fim.

Atualmente presente apenas em unidades da Fundação Projeto Tamar na Bahia e em Sergipe, a exposição combina exemplares vivos, peças biológicas e recursos imersivos para revelar um ambiente ainda pouco conhecido pela ciência e pelo público. A experiência reúne animais adaptados a condições extremas de pressão e temperatura, como o peixe-bruxa e o isópode gigante (popularmente conhecido como barata-gigante-do-mar).

Leia Também:

O projeto Novos Submarinos surgiu a partir de pesquisas científicas conduzidas pela Fundação Projeto Tamar, com foco na conservação das tartarugas marinhas, testando o uso de anzóis circulares, uma tecnologia que reduz expressivamente os impactos da captura acidental desses animais na pesca de espinhel. Ao longo desses estudos, os pesquisadores passaram a acessar animais que habitam profundidades entre 200 e 1.200 metros.

Como resultado, além de contribuir para a conservação das tartarugas marinhas, esta pesquisa possibilitou a descoberta de novas espécies para a ciência, bem como registros inéditos para o Atlântico Sul e para o Brasil.

A iniciativa também busca ampliar a compreensão da sociedade sobre a importância desses ecossistemas para o equilíbrio da vida marinha e despertar a curiosidade dos visitantes. Muitos desses organismos, como os tubarões-gulper, são alvo de pesca predatória e apresentam crescimento lento e baixa capacidade de recuperação populacional, o que torna sua conservação um desafio para pesquisadores e instituições ambientais.

"A conservação depende cada vez mais da colaboração entre instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e iniciativa privada. Ao unir a experiência da Fundação Projeto Tamar à capacidade de conectar milhões de pessoas à natureza por meio dos nossos atrativos, ampliamos o alcance da educação ambiental e contribuímos para a proteção da vida marinha", afirma Kiko Buerger, CEO do Grupo Oceanic.

Para Guy Marcovaldi, oceanógrafo e fundador da Fundação Projeto Tamar, referência nacional na conservação das tartarugas marinhas e dos ecossistemas costeiros e oceânicos há mais de quatro décadas, a parceria permite dialogar com um público mais amplo, para além da comunidade científica. "Os aquários têm um papel importante na conexão entre ciência e sociedade. Ao levar o Novos Submarinos para Santa Catarina, temos a oportunidade de conversar com milhares de famílias e unir lazer, conhecimento e conservação", afirma.

O atrativo tem previsão de chegar a Santa Catarina em 2027, por tempo indeterminado, e ocupar uma grande área no Oceanic Aquarium.

Evento de assinatura - A parceria foi formalizada na última sexta-feira, 26 de junho, durante evento no Oceanic Aquarium, com a presença de Guy e Neca Marcovaldi, fundadores da Fundação Projeto Tamar, e do CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger. A cerimônia de apresentação do projeto contou ainda com a participação da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; do deputado estadual Carlos Humberto; do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do biólogo Matias Ardanz; e da banda brasileira de reggae/rock Dazaranha, integrante da cultura popular florianopolitana e parceira do Projeto Tamar.

"Parcerias como essa, entre o Oceanic Aquarium e o Projeto Tamar, acabam fortalecendo cada vez mais o turismo sustentável aqui na nossa região, além dos projetos científicos e do compromisso com a biodiversidade marinha. Isso atrai um olhar muito importante para o desenvolvimento da região", destacou a prefeita Juliana.

Sobre o Grupo Oceanic - O Grupo Oceanic está presente em Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em Balneário Camboriú (SC), opera o Oceanic Aquarium, o Parque Aventura Jurássica, a Aventura Pirata, o Classic Car Show e o Space Adventure, que também conta com uma unidade em Canela (RS). Em São Paulo (SP), administra o Zoo São Paulo, o Simba Safari e o Jardim Botânico de São Paulo.

Com mais de mil colaboradores, o grupo recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano e investe continuamente em experiências imersivas que unem entretenimento, educação e conservação ambiental. Em Balneário Camboriú, prepara a inauguração do Oceanic Park para a temporada de verão de 2027

FONTE/CRÉDITOS: Ana Cirico/Assessora de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!