Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
O Grupo de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC) realizou, na noite desta terça-feira (15), a primeira instrução para uso do spray de defesa pessoal destinada às mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo serviço. A atividade aconteceu na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Seseg).
A iniciativa é voltada exclusivamente às mulheres cadastradas junto ao GPM que possuem medida protetiva de urgência ativa. Durante a instrução, as participantes receberam orientações sobre o uso correto e seguro do equipamento, questões legais relacionadas à sua utilização, gerenciamento de situações de perigo e estratégias para evitar possíveis conflitos.
O treinamento também contou com uma etapa prática, conduzida pelo Instrutor de Tecnologias Não Letais da GMBC, GM Alessandro José Berlim. Foram apresentadas às participantes as características do equipamento, formas adequadas de utilização, cuidados necessários e procedimentos de segurança.
Ao final da atividade, cada participante recebeu um spray de pimenta para uso pessoal. A entrega integra as estratégias de proteção desenvolvidas pelo GPM para mulheres em situação de violência doméstica e que possuem acompanhamento da Guarda Municipal.
Segundo o secretário de Segurança, Araújo Gomes, a iniciativa representa uma nova ação voltada à proteção das mulheres. “Hoje nós tivemos essa primeira aula do programa conduzido pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú, que é a distribuição do spray de pimenta para mulheres que possuem medida protetiva ativa na nossa cidade. Elas aprenderam questões legais relativas a este instrumento, bem como evitar possíveis conflitos, se protegerem, gerenciarem situações de perigo, além do treinamento prático realizado”, destacou.
Para a supervisora do GPM, GM Tássia Coutinho, a ação representa mais um avanço nas iniciativas de proteção desenvolvidas pelo município. “Essa medida é mais um avanço do governo municipal e do GPM. É mais uma ação eficaz desenvolvida em prol das vítimas de violência doméstica, a fim de garantir a sua segurança”, afirmou.
A diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Nienkötter, ressaltou o caráter preventivo da iniciativa e a importância de oferecer ferramentas para que as mulheres possam agir diante de situações de risco. “A gente está falando de prevenção, porque estamos dando oportunidade para essas mulheres se defenderem, com responsabilidade e segurança”, enfatizou.
A iniciativa reforça o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Proteção à Mulher, que realiza o acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas, contribuindo para o cumprimento das determinações judiciais e para o fortalecimento da rede de proteção no município.
Com a nova ação, o GPM amplia as ferramentas disponibilizadas às mulheres acompanhadas pelo serviço, unindo orientação, capacitação e medidas de proteção ao atendimento realizado pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se