A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

Notícias/Geral

Mutirão para inserção de DIU acontece neste sábado em Balneário Camboriú

Interessadas devem agendar o procedimento previamente

Mutirão para inserção de DIU acontece neste sábado em Balneário Camboriú
 Arquivo PMBC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (11) mais um mutirão para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). A ação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Municípios, das 8h às 17h, com pacientes previamente agendadas. As mulheres interessadas em realizar o procedimento, podem solicitar o agendamento presencialmente, em sua UBS de referência, ou por meio do telefone (47) 99258-9338. Para isso, é necessário estar com o cadastro ativo e atualizado.

Com foco em garantir a saúde e autonomia da mulher à métodos contraceptivos, o município tem promovido cerca de dois mutirões por mês. Atualmente, a inserção do dispositivo é realizada por enfermeiros, o que possibilitou o aumento do trabalho destinado às mulheres.

Mais de 50 agendamentos para o mutirão de sábado (11) já foram realizados. A estimativa é que cerca de 70 mulheres sejam recebidas para o atendimento. Quem não conseguir vaga para o mutirão deste fim de semana, poderá ser contemplada nas próximas quatro ações que serão realizadas ainda neste ano.

Leia Também:

A enfermeira Priscila Pimentel Costa, vinculada ao Departamento Técnico Assistencial (Data), ressalta a importância da promoção da ação nos finais de semana. “Assim, conseguimos atender especialmente as mulheres que trabalham durante a semana e não conseguem comparecer nem mesmo nos horários estendidos das unidades. E o melhor, conseguimos manter a fila de espera sem demora para atendimento, o que é uma ótima notícia para a saúde das mulheres do município”, destacou.

IMPLANON - Durante o mutirão, também será realizada a inserção do implante subdérmico, o Implanon, que, por enquanto, está sendo disponibilizado para a faixa etária entre 12 e 18 anos. 

“A gente está com uma quantidade maior de profissionais na rede capacitados e que podem fazer a inserção. Esses métodos contraceptivos, por exemplo DIU e o Implanon, são métodos de longa duração, são mais eficazes que os métodos contraceptivos mais conhecidos, como a pílula ou a injeção de contraceptivo”, explicou a enfermeira do Departamento de Apoio Técnico Assistencial (Data), Larissa Scheeren Thomas.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Aysla Dias
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!