A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 25 de Outubro de 2025

Notícias/País

PM atende caso de suspeita de intoxicação por bebida adulterada em Balneário Camboriú

Brasil tem 46 casos confirmados de intoxicação por metanol

PM atende caso de suspeita de intoxicação por bebida adulterada em Balneário Camboriú
UFPR/Divulgação e 12º BPM/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante o período diurno deste sábado, 18 de outubro, o 12º Batalhão de Polícia Militar foi acionado para atender uma ocorrência na UPA do bairro das Nações, em Balneário Camboriú, envolvendo um homem de 44 anos e uma mulher de 26 anos com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.

Conforme relato das vítimas, a bebida havia sido adquirida em uma conveniência localizada na Rua Palestina e consumida na noite anterior. Após algumas horas, ambos começaram a apresentar fortes dores de cabeça, tontura, visão turva e vômitos, buscando atendimento médico.

Na unidade de saúde, a equipe médica identificou indícios de contaminação e encaminhou o casal ao Hospital Ruth Cardoso para exames complementares.

Leia Também:

A Polícia Militar comunicou o fato à Polícia Civil, que acionou a equipe de perícia para análise do material apreendido. Uma garrafa da bebida consumida foi recolhida para investigação.

FISCALIZAÇÃO - De acordo com a secretária de Saúde, Aline Leal, a Vigilância Sanitária foi até o estabelecimento e verificou que as garrafas estavam com lacre, como exige a legislação.

Algumas garrafas abertas foram apreendidas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) para análise. O resultado deverá ser divulgado em até sete dias.

Aline Leal também informou que, após serem medicados e passarem por exames, o casal foi liberado.

NO BRASILO Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (17), que o Brasil contabilizou, até o momento, 46  casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Ainda há 87 ocorrências em investigação.

Entre os casos confirmados, 38 foram em São Paulo, quatro no Paraná, três em Pernambuco e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, 528 suspeitas foram descartadas.   

Entre os casos ainda em investigação, a maior parte também está em São Paulo (44 notificações). As outras suspeitas estão em Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2) e Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1). 

MORTES - Não houve nova confirmação do número de mortes causadas pela intoxicação por metanol desde a última quarta (15). São, ao todo, oito óbitos, que ocorreram no estado de São Paulo (seis pessoas) e em Pernambuco (duas). 

Outros oito casos estão em investigação, sendo dois em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Parará. Ao todo, 26 suspeitas de mortes causadas por metanol foram descartadas.

 

FONTE/CRÉDITOS: COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 12º BPM e Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!