A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 22 de Marco de 2025

Notícias/Geral

Ibama e IMA-SC apreendem animais silvestres e exóticos durante apresentação em shopping de Santa Catarina

O responsável pelos animais é reincidente e foi multado em R$ 24,5 mil, além de responder judicialmente pelo crime ambiental

Ibama e IMA-SC apreendem animais silvestres e exóticos durante apresentação em shopping de Santa Catarina
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia em que completou 36 anos de criação, neste sábado, 22 de fevereiro, o IBAMA, em ação conjunta com o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA-SC), apreendeu animais silvestres e exóticos, além de partes de animais, durante uma apresentação para crianças realizada em um Shopping Center no município de São José, na Grande Florianópolis. 

A apresentação era realizada por um profissional contratado pelo Shopping, na qual trazia informações sobre as espécies e manipulava animais tais como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de conter partes de animais, como por exemplo, uma pele de Sucuri Amazônica.

Ocorre que os animais silvestres (aqueles nativos do Brasil) não tinham documentação de origem, e os animais exóticos (aqueles que vieram de fora do Brasil) entraram no país ilegalmente e podem inclusive representar um risco de se tornarem espécies invasoras caso escapem ou sejam soltos na natureza. 

Leia Também:

Chamou a atenção da equipe de fiscalização a desorganização do evento, em que determinado momento as crianças avançaram sobre o palco, onde estavam os animais, tocando principalmente uma jiboia (Boa constrictor sp.) e tendo acesso a mesa onde estavam as caixas com outros animais, incluindo uma aranha peçonhenta. 

O profissional responsável pela apresentação teve contra si aplicadas três multas que totalizaram R$ 24,5 mil e teve todo material e animais apreendidos. Ele já havia sido autuado outras várias vezes pelo IBAMA e responderá judicialmente pelo crime ambiental, com agravante da reincidência. 

O Shopping foi notificado a apresentar todas as informações do contrato com o profissional e terá sua conduta investigada a partir desta documentação.

 

FONTE/CRÉDITOS: Ibama/Ima/Ascom
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!