A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 25 de Outubro de 2025

Notícias/Variedades

Mais de mil estudantes assistiram às apresentações do Corpo de Baile de Itajaí

Projeto de formação técnica em ballet percorreu quatro bairros e encerra temporada com espetáculo final em novembro

Mais de mil estudantes assistiram às apresentações do Corpo de Baile de Itajaí
Thiago França/Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Corpo de Baile de Itajaí concluiu, neste mês de outubro, a primeira etapa de sua circulação de apresentações por escolas e instituições do município. Ao todo, cerca de 1.250 alunos assistiram às coreografias de ballet e jazz apresentadas pelos jovens integrantes do projeto, que percorreu unidades nos bairros Cidade Nova, São Vicente, São João e Cordeiros.

As apresentações levaram às comunidades escolares o resultado do processo formativo iniciado em abril, com aulas e workshops que integram a formação técnica de 25 jovens bailarinos. Para muitos estudantes, foi o primeiro contato com um espetáculo de dança ao vivo, com momentos de encantamento, inspiração e trocas entre artistas e público.

“Alguns alunos daqui fazem aula de dança no contraturno. Para eles, é um incentivo ver um grupo como este já formado, com trabalho tão bonito. Achei lindo demais, fiquei maravilhada”, contou Fabíola Aparecida de Oliveira, professora do Cedin Emílio Gazaniga Júnior, onde a circulação teve início.

Leia Também:

A empolgação também veio do público infantil: “Foi legal demais! Eu gostei de tudo, mas a de jazz foi a minha preferida, mais agitada e deu vontade de dançar junto”, revelou Marjorie Scheuer Reis, 12 anos, aluna do Cedin.

Na Escola José Medeiros Vieira, a diretora Josiane Teixeira destacou o impacto cultural do projeto: “A nossa escola está sempre aberta para a cultura. A Hantiêla foi aluna daqui e é muito bom recebê-la, agora como professora e idealizadora do projeto. Receber o Corpo de Baile é criar vínculos com outras oportunidades de futuro para os nossos alunos. Eles precisam desses momentos de fruição”.

Em Cordeiros, o público se emocionou com as coreografias e histórias contadas em cena. “Dei aula para uma das bailarinas do Corpo de Baile e somos só orgulho de ver este projeto. É muito interessante levar a proposta para as escolas, porque este pode ser o sonho de alunos que, a partir da apresentação, veem que é algo possível para o futuro”, destacou a professora Gabriela Brassanini, da Escola Básica João Paulo II.

As atividades também contemplaram a educação infantil. “Esse é um momento muito importante e rico também para as crianças da primeira infância, um momento de encantamento”, afirmou Daiane Goulart, diretora da Escola Quintal Mágico.

Formação e vivência artísticaPara Hantiêla Salerno, diretora geral e idealizadora do projeto, a circulação marca um momento essencial para os bailarinos e para o projeto. “Levar a dança para dentro das escolas é uma forma de devolver à comunidade o que construímos em sala de aula, e de mostrar que a arte pode ser uma escolha de vida. Mais do que uma mostra do que foi aprendido, essa circulação é parte do processo formativo. É quando os bailarinos compreendem o sentido da arte no encontro com o público”, ressalta.

Sobre o projeto e o encerramentoO Corpo de Baile de Itajaí tem como objetivo a formação de futuros bailarinos profissionais, por meio de aulas e workshops gratuitos de formação técnica fundamental. Com carga horária total de 800 horas, o projeto teve início em abril e segue até dezembro deste ano.

A temporada de apresentações encerra com o espetáculo final no dia 25 de novembro, no Teatro Municipal de Itajaí, reunindo no palco o resultado do percurso formativo e artístico desenvolvido em todas as disciplinas do projeto.

A iniciativa é uma realização do Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com incentivo da Havan e da Usimetal.

FONTE/CRÉDITOS: Natália Uriarte Vieira/Assessoria de imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!