A informação chega primeiro aqui!

Domingo, 28 de Junho de 2026

Notícias/Geral

114 municípios de Santa Catarina recebem entregas do governo federal

Veículos do Agora tem Especialistas – Caminhos da Saúde e combos de equipamentos do Brasil Sorridente, além da Ordem de Serviço para maternidade, são fruto de forte articulação do mandato de Ana Paula Lima

114 municípios de Santa Catarina recebem entregas do governo federal
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Santa Catarina recebeu, neste sábado (27), em Itajaí, a maior entrega de equipamentos de saúde de 2026 em Santa Catarina. Veículos e equipamentos odontológicos que chegam a 114 municípios catarinenses, ao lado da assinatura da ordem de serviço da Maternidade de Itajaí. 

O ato reuniu o Ministério da Saúde, representado pelo secretário executivo Adriano Massuda, e a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC), vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados e principal articuladora dessas entregas em Santa Catarina.

Ao todo, são 10 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), 3 ambulâncias do SAMU de Suporte Avançado e 18 micro-ônibus do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, um valor de mais de R$ 15 milhões em investimento direto e alcançando 29 municípios. Soma-se a isso um pacote de 118 equipamentos odontológicos do programa Brasil Sorridente – motores reciprocantes para endodontia, localizadores apicais endodônticos e bombas de sucção – distribuídos a 98 municípios. Treze municípios catarinenses recebem mais de uma entrega ao mesmo tempo, reforçando o alcance da ação em praticamente todas as regiões do estado, do Litoral ao Oeste, da Serra ao Planalto.

Leia Também:

É a maior entrega de equipamentos de saúde feita no estado este ano, e ela não chega por acaso. Ana Paula Lima tem atuado diretamente, dentro e fora do Congresso, para garantir que os investimentos do governo federal cheguem a Santa Catarina.

Durante o evento, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, lembrou o protagonismo da parlamentar catarinense ainda na transição de governo. “Foi a deputada quem, ainda na transição de governo, em 2022, articulou a aprovação da PEC da Transição, que destinou mais de R$ 20 bilhões ao Ministério da Saúde e permitiu, já em 2023, recompor o orçamento da pasta para reconstruir o SUS após anos de desinvestimento", declarou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o total das entregas realizadas neste sábado em Itajaí somam R$ 169 milhões, recursos que se materializam em cuidado e acesso a cada catarinense.

“Essa é mais uma prova de que o governo do presidente Lula está investindo de verdade no nosso estado, fortalecendo a saúde pública em todas as regiões, mostrando na prática como funciona um governo comprometido com o seu povo e não olhando para quem governa”, destacou a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC). A deputada Ana Paula ressaltou ainda os investimentos realizados desde 2023 em Santa Catarina, nas mais diversas áreas, como as anunciadas e entregues nessa sexta (26), também em Itajaí, pelo presidente Lula, no campo da indústria naval, da Defesa e infraestrutura e transportes. 

COMPROMISSO - Um dos atos realizados durante o evento foi a assinatura simbólica da Ordem de Serviço de uma maternidade, cujos recursos estão garantidos, mas que se tornou simbólica por falta de representante do Executivo municipal de Itajaí no evento. A deputada Ana Paula adiantou que se o município de Itajaí não aceitar a unidade, já existem outros municípios candidatos. 

“O recurso está garantido, a ordem de serviço aqui, simbolicamente assinada. E teremos essa maternidade em município da Foz do Itajaí, beneficiando milhares de mulheres que poderão ter seus filhos em uma maternidade completa, equipada e nova”, afirmou a parlamentar. 

“O nosso comprometimento enquanto governo e representantes do presidente Lula é com o povo catarinense. E essa maternidade vai acontecer”, completou Massuda, secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Para o prefeito de Cerro Negro, um dos municípios que recebeu uma Unidade Odontológica Móvel, esse veículo representa saúde para mais de 400 crianças que poderão ser atendidas no interior do município. 

“Já tínhamos profissional, mas não o equipamento. E eu queria agradecer o empenho da deputada em conseguir essa unidade móvel, que agora vai mudar a realidade do cuidado com nossas crianças”, declarou Lai, como é conhecido Adela Morais.

Veículos entregues (29 municípios) - UOMs (10): Abdon Batista, Cerro Negro, Coronel Freitas, Correia Pinto, Lauro Muller, Major Gercino, Nova Itaberaba, Nova Trento, Santa Rosa de Lima e Turvo.

Ambulâncias do SAMU (3): Concórdia, Navegantes e São Lourenço do Oeste.

Micro-ônibus (18): Abelardo Luz, Água Doce, Alfredo Wagner, Bom Retiro, Bombinhas, Campo Erê, Chapecó (2 micro-ônibus), Curitibanos, Irani, Irineópolis, Luiz Alves, Mafra, Rio Rufino, São João Batista, São Joaquim e São Miguel do Oeste (2 micro-ônibus).

Equipamentos odontológicos – Brasil Sorridente (117 equipamentos, 98 municípios)
Grupo 1 – Motor Recíprocante + Localizador Apical + Bomba de Sucção (6 municípios): Balneário Rincão, Campo Erê, Garuva, Governador Celso Ramos, Iraceminha e São Bernardino.
Grupo 2 – 2 Bombas de Sucção (7 municípios): Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Joinville, Lages e São José.
Grupo 3 – 1 Bomba de Sucção (85 municípios): Abdon Batista, Alfredo Wagner, Anchieta, Angelina, Anita Garibaldi, Anitápolis, Araranguá, Bandeirante, Barra Bonita, Bela Vista do Toldo, Biguaçu, Bocaina do Sul, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Bom Retiro, Braço do Norte, Brunópolis, Brusque, Caçador, Campo Belo do Sul, Canoinhas, Cerro Negro, Chapada do Lageado, Concórdia, Coronel Martins, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Gaspar, Ibirama, Içara, Imaruí, Imbituba, Ipuaçu, Itajaí, Itapema, Ituporanga, José Boiteux, Laguna, Lebon Régis, Leoberto Leal, Luiz Alves, Mafra, Major Gercino, Major Vieira, Maravilha, Matos Costa, Monte Castelo, Navegantes, Ouro Verde, Paial, Palhoça, Palmeira, Palmitos, Paraíso, Passos Maia, Pescaria Brava, Pinhalzinho, Ponte Alta, Porto União, Rancho Queimado, Rio do Sul, Rio Rufino, Romelândia, Santa Terezinha, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São Cristóvão do Sul, São João do Sul, São José do Cerrito, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Sul Brasil, Tigrinho, Tijucas, Timbó Grande, Tubarão, Urupema, Urussanga, Vargem, Vidal Ramos, Videira, Vitor Meireles, Witmarsum e Xanxerê.

FONTE/CRÉDITOS: Lu Cardozo/Assessoria de Comunicação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!