A Secretaria de Segurança Pública de Itajaí realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma reunião com representantes do Porto de Itajaí e da JBS Terminais para definição de medidas que solucionem o aumento das filas de carretas ao longo das avenidas Coronel Eugênio Müller e Irineu Bornhausen. Participaram do encontro o secretário de Segurança Pública, Ettore Stenghele, o coordenador da Codetran, Leandro Ferreira, e o vereador Pedro Molleri representando o Poder Legislativo Municipal.
Com o objetivo de reduzir o congestionamento de veículos na região e mitigar eventuais ocorrências de perturbação de sossego, o Município e o Porto de Itajaí trabalharão em conjunto para fiscalização das filas. Uma das medidas, que passa a valer ainda nesta sexta-feira, é a atuação de dois agentes portuários diretamente em frente ao terminal para conferir os horários de agendamento das carretas e direcionar os motoristas a permanecer ou não na fila.
Um sistema eletrônico de Leitura de Placas de Veículos (LPR) instalado pela operadora logística funcionará como complemento ao serviço dos agentes portuários. O sistema, atualmente em fase de testes, conta com câmeras de monitoramento instaladas nas vias de acesso ao Porto de Itajaí. Conforme a JBS Terminais, a implementação do sistema LPR está prevista para a segunda quinzena de novembro.
Para indicar rotas de saída da fila para entrada no terminal portuário, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) implantará placas de sinalização em pontos estratégicos da avenida Irineu Bornhausen. Os agentes de trânsito também intensificarão as ações no local para orientar os condutores e garantir a celeridade no trânsito.
Comentários: