Na manhã desta quinta-feira (2), foram colocadas em serviço as duas novas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Balneário Camboriú. Os veículos vieram de Florianópolis e foram entregues para os profissionais que atuam no atendimento emergencial de pacientes.
As motolâncias correspondem à um investimento de cerca de R$ 110 mil, feito pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Além dos veículos, também foram repassados kits de uniforme para cada profissional do Samu, além de um aparelho de ultrassom e um ventilador pulmonar, o que vai agregar ainda mais o trabalho realizado na cidade.
A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, ressalta que o apoio do governo estadual é essencial para garantir mais agilidade e rapidez no atendimento prestado aos pacientes.
“Esse investimento do governo estadual reforça a importância dessa parceria para garantir um atendimento mais rápido e eficaz. As motolâncias vão permitir que os profissionais estejam ainda mais preparados para atender a população em situações de urgência. É um momento significativo para toda a rede de atendimento do município”, disse.
As motolâncias são pilotadas por técnicos de enfermagem treinados, responsáveis por realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente. As duas motos sempre são acionadas juntas, já que possuem equipamentos e medicamentos diferentes.
O coordenador do Samu, Renaldo Marquato, explica que, em Balneário Camboriú, o serviço era realizado com apoio do Corpo de Bombeiros Militar. A chegada dos novos veículos possibilitou a qualificação do serviço de motolâncias na cidade.
“Nós vamos poder agora, finalmente, qualificar e fazer com que o serviço rode de forma correta, com duas motos do Samu, que vão sempre em parceria com o bombeiro também para atender as pessoas”, destacou.
Governo do Estado - Os novos veículos foram custeados pelo Governo do Estado de Santa Catarina. O investimento já tinha sido anunciado em agosto deste ano durante ato na sede da Defesa Civil Estadual, em Florianópolis, com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. Na época, a comitiva de Balneário Camboriú foi representada na cerimônia pelo vice-prefeito, Nilson Probst; pela secretária de Saúde, Aline Leal; e pelo coordenador do Samu de BC, Renaldo Marquato.
Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 3,7 milhões na aquisição de 12 motolâncias, cinco mil peças de uniformes para os profissionais e ainda 33 aparelhos de ultrassom e 25 ventiladores pulmonares. As cidades contempladas com duas motolâncias cada foram, além de Balneário Camboriú, Florianópolis, Palhoça, Chapecó, Blumenau e Criciúma.
Comentários: