Coibir o excesso de velocidade e prevenir acidentes, garantindo a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres que trafegam tanto pela Avenida Panorâmica quanto pela Avenida Martin Luther, no Bairro das Nações. São estes os objetivos da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), ao anunciar a realocação de aparelhos de fiscalização eletrônica de velocidade de diferentes pontos da cidade para estes locais.
Conforme explica o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho, a medida é baseada em um levantamento técnico realizado pela equipe de engenharia de tráfego, que verificou a necessidade de implantação destes dispositivos nas referidas avenidas - importantes eixos estruturais da cidade.
“O que é importante destacarmos é que o número de aparelhos instalados na cidade não vai aumentar. O que iremos fazer é realocar aparelhos que atualmente estão em pontos com menos necessidade para estas duas avenidas”, ressalta o diretor-presidente.
Na Avenida Martin Luther, a fiscalização será colocada no novo trecho, próximo à Rua Mergulhão. Segundo o levantamento, das 147 medições registradas no local, 68% dos veículos trafegaram acima da velocidade permitida (50 km/h), chegando a registrar a velocidade máxima de 114 km/h. Para este ponto, será realocado o aparelho que atualmente está instalado na Avenida do Estado, esquina com a Rua Isidoro Caetano.
Na Avenida Panorâmica, o equipamento deve ser instalado na descida, nas proximidades da Rua Aqueduto. “Para este ponto, ainda estamos estudando qual dos aparelhos instalados na cidade será realocado”, afirma Beto Castilho. Neste trecho, das 126 medições, o levantamento flagrou 69% dos veículos trafegando acima do limite permitido, com velocidade máxima de 74 km/h.
A expectativa é que os aparelhos realocados estejam operando nas avenidas Martin Luther e Panorâmica entre o fim do mês de novembro e início de dezembro. Hoje, são 154 faixas controladas, em 67 diferentes pontos do município.
O estudo - O estudo, elaborado em conformidade com a Resolução nº 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), apontou índices elevados de desrespeito ao limite de velocidade, atualmente fixado em 50 km/h nas duas vias.
“Além do excesso de velocidade, o estudo considerou fatores como volume diário de tráfego superior a 30 mil veículos, características geométricas das vias, presença de aclives acentuados e circulação de usuários vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas”, explica o diretor-presidente.
Ele ressalta que a Avenida Panorâmica, inclusive, apresenta histórico de sinistros, com registro de um óbito em 2025, além de múltiplos acidentes com vítimas leves e danos materiais.
Comentários: