Quantas palavras de outras línguas você já viu ou ouviu por aí e descobriu depois que seu significado nada tinha a ver com a pronúncia, que é a forma como se fala aquela palavra? Por exemplo, burro no Brasil é usado para nomear um animel e também para ofender alguém. Na Itália, a mesma palavra significa manteiga. O contrário também acontece, que é quando as palavras em outras línguas parecem ter um significado diferente em português por conta da pronúncia.
Na língua francesa, existem algumas palavras que até parecem palavrões. Segundo Jana Schmidt, professora de francês, a pronúncia pode confundir mesmo, mas os significados são totalmente diferentes. A professora listou 3 palavras que exemplificam isso!
1 - Cou
A escrita não parece tanto, mas a pronúncia pode ganhar outro sentido pelo menos para quem fala português: "cu". Para eles, a palavra "cou" significa pescoço.
2 - Cousin
Em francês, pronuncia-se "cuzã". A palavra parece ter um outro sentido e pode soar como uma ofensa, mas seu real significado é primo.
3 - Chat
Chat, para a língua portuguesa, está mais próximo de chato, mas seu significado em francês nada tem a ver com isso. A pronúncia da palavra é "chá" e significa gato.
Conhecia essas palavras? A professora Jana compartilha várias outras curiosidades no @frances_com_mademoiselle.
Sobre Jana Schmidt - Professora de francês, certificada pelo CEFLE como professora de língua estrangeira, em Quebec no Canadá, com especialização em Programação Neurolinguística (PNL) pela Psynapse (École de Psychothérapie), em Lyon, França.
Fundadora do projeto Francês com Mademoiselle (FCM), que tem como objetivo compartilhar o ensino do francês com todas as pessoas que desejam realizar o sonho de se tornarem fluentes nesse idioma. Produtora de conteúdos digitais para as redes sociais YouTube, Instagram, Facebook e TikTok, onde se encontra como "Francês com Mademoiselle".
Comentários: