O atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, José Yago Vasconcelos, se consagrou campeão do Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-16, realizado no fim de semana em João Pessoa, na Paraíba. Ele disputou com 36 atletas de até 15 anos do Brasil inteiro, e fez sua melhor marca - 38s98, nos 300m com barreiras.
Esta foi a primeira competição nacional de José, que com apenas 15 anos, passou a liderar o ranking nacional da categoria. No primeiro dia de competição, ele fez a semifinal, que contou com seis baterias de seis atletas, sendo classificados os seis melhores para a final.
“Ele fez o melhor tempo já na semifinal. Ele veio para João Pessoa como o terceiro do ranking, e passou para a final já melhorando sua marca, com seu melhor tempo. E na final, fez uma prova muito disputada, uma prova com os meninos também bem fortes e conseguiu melhorar novamente a sua marca e ser campeão nacional”, celebrou a treinadora da FME, Daiana Voigt Gamboa.
A treinadora destaca ainda que José apresenta um grande talento na modalidade, sendo investido em seu treinamento para alcançar excelentes resultados. “Ano passado, quando efetivamente começou a treinar, com poucas semanas de treino, já foi terceiro lugar no Campeonato Estadual. Acho que depois dessa medalha ele realmente percebeu que tinha jeito no atletismo e, de lá pra cá, treina todos os dias”.
Para Balneário Camboriú, que já possui destaque na categoria adulto, ter atletas tão novos alcançando grandes feitos é um ponto de renovação, e mostra a excelência do trabalho realizado.
José volta para a casa com a medalha no peito e com mais objetivos a serem alcançados. “Participar do meu primeiro campeonato nacional foi uma mistura de emoção com ansiedade, mas eu consegui colocar o pé no chão, consegui manter a cabeça no lugar, correr o que eu tinha pra correr, o que eu vim fazer, e bati o meu PB (Personal Best), que era o mais importante também. E ganhar o campeonato, que era o objetivo”, disse.
Agora, o atleta segue com os treinamentos para alcançar os próximos objetivos, um deles, o Sul Americano Sub-18. “Tenho mais dois anos ainda, tenho a Olesc (Olímpiada Estudantil Catarinense) também, que eu já fui medalhista neste ano, e é isso, continuar a minha carreira”, concluiu.

Comentários: