A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 21 de Maio de 2026

Notícias/Geral

CEJA oferece oportunidade para conclusão do ensino fundamental em Balneário Camboriú

Unidade atende jovens e adultos a partir de 15 anos e conta com turmas do 1º ao 9º ano 

CEJA oferece oportunidade para conclusão do ensino fundamental em Balneário Camboriú
Saulo Philippe/PMBC Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) Deputado Doutel de Andrade oferece oportunidades para quem deseja retomar os estudos em Balneário Camboriú. Com matrículas abertas durante todo o ano, a unidade atende jovens e adultos a partir de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e buscam novas oportunidades pessoais e profissionais por meio da educação. A unidade conta com turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com aulas realizadas de segunda a sexta-feira nos períodos matutino, vespertino e noturno. 

Além de um espaço de aprendizagem, o CEJA também atua no acolhimento e no desenvolvimento social dos estudantes. Para a professora de Ciências Humanas, Jucélia Barcelos Martins, a relação construída dentro da sala de aula é fundamental para o processo de ensino.

“Eu vejo o CEJA não somente como troca de conhecimento, mas também como algo social. Quem vem para o CEJA, por vários motivos, não conseguiu concluir o ensino regular. Então, além de passar conhecimento, a gente precisa acolher. Quando entendemos a história do aluno e criamos um vínculo através do afeto, conseguimos fazê-lo produzir”, explica.

Leia Também:

O aluno Luiz Claudio, de 55 anos, é um exemplo de quem busca novas oportunidades por meio dos estudos. “A motivação é ver se consigo um trabalho melhor, uma posição melhor, uma oportunidade. Estudo é importante para ficar mais atualizado”, destaca.

O CEJA também conta com atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, transtornos e síndromes. O atendimento é individualizado e busca desenvolver a aprendizagem por meio de atividades concretas, jogos e acompanhamento especializado.

A professora Simone Almeida, que atua no local desde 2014, acompanha os alunos e as famílias desde o primeiro contato com a escola.

“Quando chega uma matrícula nova e a família informa alguma deficiência, nós fazemos esse acolhimento inicial, explicamos como funciona o atendimento e acompanhamos o estudante em todo o processo. Fazemos orientações aos professores, observações dentro da escola e trabalhamos para que esses educandos tenham independência e consigam avançar pedagogicamente”, relata.

O CEJA também conta com o ensino de língua portuguesa para estrangeiros que visam melhorar a comunicação em solo brasileiro.

Como se inscrever - Os interessados em estudar no CEJA de Balneário Camboriú podem realizar a matrícula durante todo o ano letivo, desde que estejam fora da escola regular. Caso o aluno possua histórico escolar, será encaminhado para a etapa correspondente à sua escolaridade. Caso não haja documentação escolar, poderá ser realizado um teste de ingresso (uma prova que avalia o nível de conhecimento da pessoa) para a definição da turma.

Além de serem maiores de 15 anos, os estudantes devem residir no município e entregar a documentação necessária a seguir na Rua 3020, nº 160 – Centro:

Menor de 18 anos:
- Xerox da carteira de identidade e CPF do aluno;
- Xerox do CPF do pai ou da mãe ou do responsável;
- Histórico escolar ou de frequência;
- Uma (1) foto 3x4;
- Declaração de atualização vacinal;
- Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e da Juventude para os que convivem com responsáveis;
- Comprovante de residência (água, luz ou IPTU) atualizado (últimos três meses) e no nome dos pais ou responsável legal; ou declaração de residência (validade 90 dias) autenticada em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhada de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do declarante (água, luz ou IPTU); ou contrato de locação autenticado em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhado de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do proprietário (água, luz ou IPTU);
- Protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras.
- Declaração de trabalho, para matrículas no período noturno, em papel timbrado, com endereço e telefone da empresa, registrada em cartório.

Maior de 18 anos:
- Xerox da carteira de identidade.
- Xerox CPF do aluno.
- Histórico escolar ou de frequência.
- Uma (1) foto 3x4.
- Declaração de atualização vacinal.
- Comprovante de residência (água, luz ou IPTU) atualizado (últimos três meses) no nome dos pais ou responsável legal; ou declaração de residência (validade 90 dias) autenticada em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhada de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do declarante (água, luz ou IPTU); ou contrato de locação autenticado em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhado de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do proprietário (água, luz ou IPTU).
- Protocolo do visto de permanência para estrangeiros.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Estagiário de Jornalismo: Saulo Philippe
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!