A informação chega primeiro aqui!

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025

Notícias/Variedades

Projeto Biblioteca à Bordo volta a ser realizado em Itajaí

O Projeto idealizado pelo escritor itajaiense Nilson José existe desde 2019.

Projeto Biblioteca à Bordo volta a ser realizado em Itajaí
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Acontece nesta segunda-feira (15) nova edição do Projeto Biblioteca à Bordo - Navegando na Literatura Popular Catarinense. O projeto idealizado pelo escritor itajaiense Nilson José existe desde 2019. O objetivo é ajudar a melhorar a imagem do pescador na sociedade; incentivando por intermédio da leitura, melhorar o vocabulário, o censo crítico e o nível cultural.

“Esse é um projeto pioneiro no Estado direcionado aos pecadores. Itajaí é uma cidade reconhecida nacionalmente como Capital Nacional da Pesca e maior polo pesqueiro do país, são cerca de 500 embarcações pesqueiras distribuídas nas mais variadas modalidades de pesca, que entram e saem todos meses no nosso porto, e cerca de 3 mil pescadores”, explica Nilson. 

Nilson José lembra que desde o início do Projeto já foram distribuídos gratuitamente a bordo das embarcações cerca de cinco mil títulos de livros de vários escritores itajainenses e catarinenses que contribuem com o Projeto.

Leia Também:

“É importante lembrar que no exercício da profissão, muitos desses pescadores chegam a ficar mais de 30 dias em alto mar em áreas distantes, o que dificulta o acesso a internet e TV por exemplo, e se tiver um livro a bordo eles iram ler nos momentos de uma longa viagem ou até mesmo ancorados”, fala.  

 A distribuição nesta segunda-feira (15) será nos trapiches localizados na Avenida Prefeito Paulo Bauer, no centro de Itajaí, e percorrerá outros trapiches espalhados ao longo das margens do Rio Itajaí-açu.

“Creio que estamos dando uma grande contribuição com esses trabalhadores do mar, que em muitos casos são menosprezados e marginalizados, mas que com o esforço e trabalho de suas mãos, ajudam no crescimento socioeconômico da nossa cidade e estado gerando renda e emprego”, finaliza Nilson; que além de escritor, atuou por mais de 30 anos na pesca e tem amor e respeito incondicionais às atividades ligadas à pesca. 

O projeto conta com o apoio de vários escritores Itajainenses e catarinenses e da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina e dos Embaixadores Cultural do Paz. 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!