A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 28 de Janeiro de 2023

Colunas/Informa & Comenta

As idiotices que circulam nas redes sociais sobre o auxílio-reclusão

Os assuntos que interessam a região estão sendo deixados de lado para concentrar esforços em baboseiras

As idiotices que circulam nas redes sociais sobre o auxílio-reclusão
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

REPLICANDO - Tem político que é tão idiota quantos os idiotas que estão presos na Papuda, em Brasília. Apreogam a desgraça sem, ao menos, pesquisar a verdade. A mais recente mentira absurda é de que o governo federal teria elevado o valor do auxílio-reclusão para mais de R$ 1,7 mil.

INCOERENTE - Deveria ter ficado feliz, porque uma cambada de terroristas antidemocráticos que vandalizaram e destruíram as sedes dos três poderes podem precisar desse auxílio. Falou por falar enquanto deveria estar ajudando a rever, por exemplo, a situação do porto de Itajaí, que perdeu muitas linhas de navios que levam e trazem produtos para ou do exterior.

TRABALHO - Ao invés de estar postando inverdades, deveria estar junto com os representantes de Itajaí na Coreia do Sul que estão tentando restabelecer essas linhas suspensas a partir do anúncio caótico do desastrado governo do Bolsonaro que queria a privatização do porto para entender interesses particulares.

RODOVIA - Ou, ao contrário de ficar transmitindo inverdades e coerências deveria estar único com a Federação das Industrias do Estado de Santa Catarina pedindo o término da duplicação da BR-470 que teve verbas cortadas no tempo do Jair.

INFRA-ESTRUTURA - Ou ainda brigando para melhorar a BR-101. Tem também uma rodovia paralela a 101 planejada pelo governo do Estado que ainda está somente no papel.Isso sem falar em tantas coisas necessárias para o desenvolvimento da região: ferrovia, túnel sob o rio Itajaí Açu, ampliação do aeroporto de Navegantes, transporte coletivo, etc...

REALIDADE - A questão relativa ao auxílio reclusão deixa que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desviando a atenção para o que foi o desastro governo do ex-presidente fujão e do próprio Jorginho Mello que não está tendo um bom início de administração aqui no Estado.

VERDADE - "Funcionando em moldes parecidos com os da pensão por morte, o auxílio-reclusão é pago para os dependentes e não para o preso em si, como costuma ser propagado em notícias falsas pela internet. A ideia do benefício é fazer com que a família do contribuinte não fique desamparada após a prisão e, para isso, deve-se comprovar a dependência econômica do previdenciário preso".

VERDADE 1 - "O auxílio-reclusão é um benefício previdenciário pago para os dependentes de um segurado do INSS que estiver preso em regime fechado. O valor é de um salário-mínimo, R$ 1.302 em 2023, pago durante o período de reclusão. Tem direito a receber o auxílio os familiares dos previdenciários que contribuíram mensalmente com o INSS nos 24 meses anteriores à prisão. Ou seja, ele é focado em famílias de baixa renda".

EXPLICAÇÕES - Essa é a realidade hoje. O que está entre aspas foi extraído de um artigo de João Scheller sobre as regras para concessão do auxílio-reclusão. Portanto, quem pretende questionar deve, pelo menos, se informar mais para não proferir inverdades. 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!