A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 18 de Janeiro de 2025

Colunas/Informa & Comenta

Pedido de CPI sobre a balneabilidade de Balneário Camboriú entra na Câmara

Sete assinaturas de vereadores são necessárias para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito

Pedido de CPI sobre a balneabilidade de Balneário Camboriú entra na Câmara
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CPI - Dificilmente passa. Vai faltar assinaturas. Até agora cinco das sete assinaturas necessárias estão garantidas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o saneamento e condições de balneabilidade em Balneário Camboriú.

ASSINATURAS - Além do vereador André Meirinho (Progressistas), assinaram o pedido a vereadora Juliana Pavan (PSDB), Lucas Gotardo (Novo), Patrick Machado (PDT) e Eduardo Zanata (PT).

FORA - Com a inclusão no governo da bancada do MDB, composto por três vereadores, a CPI pode não vingar. O prefeito Fabrício Oliveira não quer que a realidade seja conhecida por todos.

Leia Também:

DIVERGÊNCIAS - Os relatórios produzidos pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e pela Empresa Municipal de Água e Saneamento apresentam resultados difefrentes. Enquanto o IMA diz que todos os pontos estão impróprios para banho na Praia Central, a Emasa diz que está tudo próprio.

DÚVIDAS - A instalação da CPI, entretanto, caso viesse a ser aprovada, poderia colocar frente a frente as direções da Emasa e do IMA. Seria a realidade colocada para todos.

POLUIÇÃO - Oficialmente a prefeitura não tem se pronunciado sobre o que pode estar acontecendo na nossa Praia Central. Jogar pura e simplesmente a culpa no rio Camboriú não traduz a realidade.

RELATÓRIO - O IMA informou em relatório que praticamente não há tratamento de esgoto em Balneário Camboriú. Já notificiou a Emasa sobre a questão.

PRIVATIZAÇÃO - A inércia da Autarquia Municipal nas notificações do IMA em relação a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) põe em dívida não apenas as intenções do prefeito Fabrício Oliveira, mas toda a cúpula da Emsa.

RECURSOS - Segundo algumas informações, a prefeitura vem transferindo recursos da Emasa para outras áreas, o que poderia estar agravando a situação e reforçando os indícios de transformar a Emasa em sociedade de economia mista, fazer concessão, parceria público privada ou privatizar.

SUSPEITA - O vereador André Meirinho afirma que “se em vez de tomar providências na gestão, o governo enviar para a Câmara projeto de ‘privatização’ ou similar, ficará bem claro que a negligência no tratamento de esgoto foi proposital”. 

ATENTOS - Entidades da nossa cidade como Observatório Social, OAB, Acibalc, Sindisol, Conseg, Sindilojas e o Comitê da Bacia do Rio Camboriú se reuniram com o IMA e agora querem uma reunião com o prefeito. Fabrício está relutante em receber com medo de dizer a verdade. 

ASSINATURAS - Dos 19 vereadores, cinco devem assinar o pedido de CPI. E os demais? Vamos esperar para ver quem tem a coragem de realmente defender a comunidade ou continuar apoiando um governo incompetente e mentiroso. 

FONTE/CRÉDITOS: Elias Silveira
Comentários:
Elias Silveira

Publicado por:

Elias Silveira

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!