Este sábado (18) foi marcado por mais uma edição do Agito no Bairro, promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família. O evento ocorreu das 9h às 16h, no Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Lúcio, localizado na Rua Itália, no Bairro das Nações, com diversas atividades e serviços para a comunidade.
Durante o evento, o público usufruiu de ações como corte de cabelo, limpeza facial, design de sobrancelhas, shiatsu (terapia corporal), além de atendimentos como o cadastramento para a emissão da Carteira de Identidade, confecção da carteira do idoso, entre outros. As crianças puderam aproveitar os brinquedos instalados na quadra de esportes, pintura facial e contação de histórias.
A prefeita Juliana Pavan comenta que assim como na primeira edição, foi realizado um resgate dos diversos momentos registrados ao longo dos anos em que o evento foi promovido.
“É um programa que iniciou na década de 90, tanto que nesta segunda edição nós relembramos toda a história do Agito no Bairro logo na entrada, para mostrar que é um projeto que as famílias foram e são impactadas. E esse é o principal objetivo do Agito no Bairro, de aproximar ainda mais a comunidade da administração pública, de fazer com que as políticas públicas essenciais do município possam estar mais presentes e acessíveis para todas as pessoas”, comentou.
O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, ressalta que o evento promove integração, sendo uma construção de pontes entre o Poder Executivo e os bairros. “Para nós, é uma grande alegria poder trazer todos esses serviços, trazer toda a prefeitura, as secretarias e entidades parceiras aqui para o Bairro das Nações. Primeiro foi no Bairro dos Municípios, foi um grande sucesso, e agora nós concluímos o segundo, que superou o número de pessoas e foi um grande sucesso também”.
Salete Côrtes Costa, de 62 anos, aproveitou o evento para fazer a carteirinha do idoso, confeccionada pela equipe da Secretaria da Pessoa Idosa. “Esta é a primeira vez que participo do Agito, e isso aqui, pra mim, é uma ideia maravilhosa. Infelizmente eu não tenho muito tempo durante a semana, e esse momento foi bom, porque consegui fazer a carteirinha que tanto queria”, disse.
O Agito no Bairro também contou com diversas atividades para o público infantil, com brincadeiras, pintura facial e atividades esportivas. “Vim aqui com meu netinho nesse espaço que está ótimo. As crianças brincam, se divertem, é muito legal. Eu já participei de outras edições lá atrás, e não poderia deixar de vir nessa também”, comentou Emília Távora de Castro, de 48 anos.
Além das secretarias, estiveram presentes parceiros, como Amor pra Down, Câmara de Vereadores, Cartório Eleitoral, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Científica, Polícia Civil, Polícia Militar, Receita Federal, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Sicredi.
Balanço dos atendimentos - Durante o Agito no Bairro, foram realizados 250 cadastramentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional no estande da Polícia Científica, sendo um dos serviços mais procurados pela comunidade no evento, bem como os atendimentos relacionados ao Título de Eleitor.
A Secretaria de Assistência Social realizou 57 cortes de cabelo e promoveu ainda limpeza de pele e design de sobrancelhas para o público, além de outros atendimentos como o Cadastro Único. A Secretaria da Pessoa Idosa confeccionou 40 carteirinhas do idoso, área também muito procurada durante a segunda edição do evento.
Também foram promovidas diversas ações pela Secretaria de Saúde, que resultaram em mais de 250 serviços prestados, como auriculoterapia (68), acupuntura (55), exames de visão (78), massagem (35) e exame de prevenção de câncer de boca (20). Além disso, a equipe de odontologia realizou mais de 80 instruções sobre higiene bucal e distribuição de escovas de dentes. A Vigilância Sanitária ofereceu orientações gerais para a população, que também participou de ações de conscientização sobre o câncer de mama, entre outras ações voltadas à saúde.
Já o SAMU realizou 42 serviços de aferição de pressão arterial, 39 de glicose, além de treinamento com palestra de conscientização sobre engasgo e parada cardíaca. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico fez a distribuição de 350 mini sabonetes, 400 sachês de chá, 150 mudas de plantas medicinais e 100 vale mudas de árvores nativas.
A Secretaria da Fazenda realizou um total de dez atendimentos, entre orientações e emissões. O Procon também esteve presente para orientar e atender a comunidade. O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú (BCPrevi) realizou a entrega de 16 portarias para servidores recém aposentados e outras seis orientações a servidores ativos.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública esteve presente com orientações sobre Maus-Tratos a Animais e apresentação da Romu. Também participaram a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar com orientações à população. A Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) atuou com sua equipe de Educação no Trânsito, oferecendo atividades infantis e orientações sobre ciclomotores.
A Secretaria de Planejamento prestou orientações sobre seus serviços e esclareceu dúvidas da comunidade. Já a Secretaria de Obras Móvel registrou 11 demandas dos moradores do bairro.
A Secretaria de Educação participou com apresentações culturais dos alunos do Centro de Atendimento Educacional no Contraturno (CEAC), bandas escolares, contação de histórias, painéis explicativos, entre outros.
Sobre o Agito no Bairro - Instituído pela Lei 5017/2025, o programa Agito no Bairro prevê a realização periódica de eventos comunitários nos bairros da cidade, tendo em vista a necessidade de implementar ações voltadas à promoção, ao fomento e ao estímulo do processo de inclusão e proteção social. A edição passada do evento aconteceu no Caic Ayrton Senna da Silva – no Bairro dos Municípios –, marcando a retomada da iniciativa que era desenvolvida entre 1997 e 2008 em Balneário Camboriú.
Comentários: