A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 25 de Outubro de 2025

Notícias/Política

Alesc aprova por unanimidade projeto de lei que amplia número de desembargadores no TJSC

Proposta segue para sanção do governador e busca enfrentar o volume crescente de processos no 2º grau

Alesc aprova por unanimidade projeto de lei que amplia número de desembargadores no TJSC
Cristiano Estrela/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 24/2025, de iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), de restruturação do 2º grau do Judiciário estadual. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira (21/10), em sessão plenária, após análise conjunta e aprovação pelas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação e Trabalho, Administração e Serviço Público.

O texto aprovado cria 12 novos cargos de desembargador e quatro de juiz de direito de segundo grau, além de 32 cargos de secretário jurídico, 16 de assessor de gabinete, 64 de assessor jurídico e três de secretário de colegiado.

De acordo com a justificativa encaminhada pelo TJSC, a ampliação é necessária para enfrentar o aumento expressivo da demanda processual. Nos oito primeiros meses de 2025, o Tribunal registrou crescimento de quase 24% na distribuição de processos em comparação com o mesmo período do ano anterior. “A expansão do número de desembargadores representa medida essencial para assegurar a razoável duração dos processos e o pleno acesso à Justiça”, destaca o texto.

Leia Também:

O projeto já havia sido aprovado pelo Tribunal Pleno do TJSC e recebeu parecer favorável do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) antes de ser encaminhado ao Legislativo. Com a aprovação na Alesc, a proposta segue agora para sanção do governador Jorginho Mello.

A iniciativa reafirma o compromisso do Judiciário catarinense com a eficiência e a celeridade da Justiça, em alinhamento às diretrizes da Política Nacional de Governança Judiciária do CNJ, que incentiva o planejamento estratégico e a gestão orientada a resultados.

FONTE/CRÉDITOS: NCI/Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!