Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 23 de Julho 2026
Notícias/Economia

Litoral norte deixa de ser apenas destino de veraneio e se consolida como polo de moradia e negócios

Expansão industrial, aumento populacional e investimentos em infraestrutura mudam o perfil de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha

Litoral norte deixa de ser apenas destino de veraneio e se consolida como polo de moradia e negócios
BarraView Santer Empreendimentos/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O litoral norte de Santa Catarina deixou de ser procurado apenas por quem deseja um imóvel para passar as férias. O avanço da atividade econômica, a chegada de novos moradores e os investimentos em infraestrutura vêm consolidando a região como um polo de moradia, negócios e investimentos imobiliários.

Segundo o empresário Eduardo Schuster, CEO da Santer Empreendimentos, o mercado imobiliário acompanha uma transformação mais ampla, impulsionada principalmente pelo corredor econômico entre Joinville e Itajaí. "Durante muito tempo, o investimento no litoral era associado à compra de um imóvel para veraneio. Hoje, o crescimento populacional e econômico permite que as pessoas escolham morar na praia e trabalhar na própria região", afirma.

Barra Velha está entre os municípios que mais crescem em Santa Catarina. De acordo com dados apresentados pelo empresário, a cidade ganhou cerca de 2,1 mil moradores em um ano, um crescimento de 4,2%. Entre os Censos de 2010 e 2022, o aumento populacional teria ultrapassado 100%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade

Leia Também:

O movimento também está relacionado à expansão industrial de cidades próximas, como Araquari, que concentra empresas de grande porte e apresenta um PIB per capita superior à média estadual. Para Schuster, a proximidade entre os municípios cria uma dinâmica integrada entre geração de empregos, chegada de moradores, demanda por serviços e necessidade de novas habitações. "O mercado imobiliário cresce porque existe uma economia se desenvolvendo por trás. Novas empresas geram empregos, os empregos atraem moradores e essas pessoas precisam de moradia. É um ciclo de desenvolvimento", explica.

A mudança também aparece na origem dos compradores. Aproximadamente 60% das vendas realizadas pela Santer são destinadas a clientes de fora de Santa Catarina, principalmente do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso. "Quem vem de fora muitas vezes enxerga algo que quem mora aqui acaba não percebendo: prosperidade. Os investidores veem uma região com qualidade de vida, crescimento econômico e potencial de valorização", destaca.

Embora estejam próximas, Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha apresentam diferentes estágios de maturação imobiliária. Piçarras possui um mercado mais consolidado e valores mais elevados. Penha combina a força do turismo com a expansão dos imóveis de alto padrão. Já Barra Velha ainda apresenta preços por metro quadrado inferiores aos dos municípios vizinhos, cenário que amplia sua perspectiva de valorização.

Investimentos em saneamento, infraestrutura urbana e qualificação da orla também devem contribuir para o desenvolvimento do município nos próximos anos. "Quem busca valorização não pode analisar somente a cidade de hoje. Precisa enxergar a cidade do futuro. A tendência é que essa região deixe de ser reconhecida apenas pelo turismo e se consolide cada vez mais como um polo de empregos, negócios e qualidade de vida", conclui Schuster.

BarraView/Santer Empreendimentos
BarraView/Santer Empreendimentos
FONTE/CRÉDITOS: Isabel D. H. Ferrazza/Assessora de imprensa/Debatin Assessoria

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!