Durante o 13° Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú, realizado entre os dias 19 e 28 de setembro, cerca de 120 mil pessoas prestigiaram o evento, promovido com o objetivo de resgatar e valorizar as tradições gaúchas por meio de músicas, dança e gastronomia típica. O último fim de semana da festa contou com dois festivais culturais, para fechar com chave de ouro a maior edição já realizada na cidade.
Com entrada gratuita, o evento foi realizado em um espaço em frente à Praça das Bandeiras, no Bairro dos Estados. A estrutura da festa foi ampliada este ano, o que possibilitou aos 18 grupos tradicionalistas a preparação de seus piquetes da forma mais adequada possível.
O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, destaca que a edição de 2025 bateu recordes das edições anteriores, com uma programação artística repleta em todos os dias da festa.
“E os festivais também, ambos, pela primeira vez realizados depois da sanção da lei pela prefeita Juliana Pavan, que os colocou como parte do calendário oficial do município. O Balne’Art e o Terral da Canção Gaúcha tiveram um grande número de inscrições, trazendo atenção não só do Estado todo, mas até de fora de Santa Catarina. Tudo isso também ajudou a movimentar a economia local nesses dez dias de festa, o que é muito importante, especialmente para os grupos tradicionalistas que participam do edital gastronômico e com os recursos gerados ao longo da festa, conseguem financiar as suas ações de dança e demais cursos ao longo de todo o ano”, comentou.
Considerado um dos maiores acampamentos farroupilhas do Brasil, o evento de Balneário Camboriú é organizado em parceria com a Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC).
Para o presidente da AGETSC, Juan Daniel Isernhagen, a 13ª edição se consagrou como a melhor já realizada, com mais de 600 inscrições de músicos e poetas interessados em participar do Terral da Canção Gaúcha.
“Essa parte cultural do acampamento foi muito importante é a maior edição em inscrições, em qualidade musical, em qualidade de apresentações. A gente está muito feliz com toda a repercussão, as bandas querem vir para Balneário Camboriú, os artistas querem estar por aqui e querem fazer parte dessa festa, que é muito comentada. A gente sai de alma lavada por ter dado tudo certo, sem nenhum incidente. Mais de 100 mil pessoas na festa durante dez dias e não tivemos ocorrências ou problemas, é uma festa da cultura, uma festa de família, uma festa de tradições e correndo tudo perfeitamente”, destacou.
Acampamento Farroupilha - O evento é alusivo ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e terminou em 1845. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longas rebeliões da história do país. No Rio Grande do Sul, 20 de setembro é feriado e data de encerramento dos festejos farroupilhas em muitas cidades.
Comentários: