A informação chega primeiro aqui!

Domingo, 21 de Junho de 2026

Notícias/Geral

Mutirão de DIU e Implanon realiza 148 procedimentos em Balneário Camboriú

A ação atendeu pacientes previamente agendadas e a UBS também ofertou vacinas do calendário vacinal

Mutirão de DIU e Implanon realiza 148 procedimentos em Balneário Camboriú
Camila Madureira/PMBC Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro das Nações recebeu neste sábado (20) mais um mutirão de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e implante subdérmico – Implanon. A ação, promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, e ofertada para pacientes previamente agendadas, realizou 148 procedimentos relacionados aos métodos contraceptivos de longa duração.

Ao todo, foram realizadas 131 inserções de Implanon e quatro de DIU. Durante a ação, também ocorreram 11 retiradas de Implanon e duas retiradas de DIU. Os mutirões integram as estratégias da Secretaria de Saúde para ampliar o acesso de adolescentes e mulheres aos métodos contraceptivos disponibilizados gratuitamente na rede municipal.
A secretária de Saúde, Aline Leal, destaca que a iniciativa busca facilitar o acesso aos procedimentos e reduzir o tempo de espera das pacientes. “Os mutirões têm um papel importante na ampliação do acesso aos métodos contraceptivos de longa duração, oferecendo mais autonomia e segurança para as mulheres. Além disso, conseguimos atender um número maior de pacientes em um único dia, fortalecendo o cuidado preventivo no município”, afirmou.

Leia Também:

Entre as pacientes atendidas esteve Juliana Machado, de 41 anos, que decidiu buscar o Implanon após conhecer os benefícios do método por meio da filha. “Quando minha filha colocou o Implanon, comecei a pesquisar mais sobre o método e vi que ele também poderia me ajudar nas questões hormonais e de controle do ciclo. Assim que a minha faixa etária passou a ser contemplada, procurei a rede de saúde para fazer o cadastro. O atendimento foi muito tranquilo, fui muito bem acolhida e o procedimento foi mais simples do que eu imaginava”, relatou.

Quem também participou do mutirão foi Gabriela Rayane, de 21 anos, que já utiliza o Implanon há seis anos e retornou para realizar a troca do dispositivo. “Para mim, foi um dos melhores métodos que encontrei. Me adaptei muito bem e me sinto segura com ele. Quando soube que poderia fazer a troca pela rede pública, procurei o serviço e fui chamada rapidamente. É uma iniciativa muito importante para as mulheres”, comentou.

Para fazer o agendamento do serviço é necessário estar com o cadastro ativo e atualizado na rede municipal de saúde. A solicitação pode ser feita presencialmente na Unidade Básica de Saúde de referência. Fora das datas de mutirão, as inserções ocorrem nas UBSs, mediante agendamento.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do comparecimento das pacientes agendadas. Neste mutirão, foram registradas 29 faltas, o que impacta diretamente o fluxo de atendimento, uma vez que outras mulheres poderiam ser contempladas de forma antecipada.

Vacinação - Além do mutirão de DIU e Implanon, a UBS Nações manteve a sala de vacinação aberta durante a ação. Ao todo, foram aplicadas nove doses da vacina contra a influenza e uma dose da vacina infantil contra a Covid-19.

Sobre os métodos - O DIU ofertado em Balneário Camboriú é enviado pelo Ministério da Saúde, destinado para jovens e mulheres com mais de 16 anos. Já o Implanon contempla pacientes de 12 a 48 anos, 11 meses e 29 dias, sendo oferecido com recursos próprios da Prefeitura de Balneário Camboriú para as adolescentes de 12 até 18 anos e por meio do Ministério da Saúde para as mulheres adultas.​​
FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Camila Madureira
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!