A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 25 de Outubro de 2025

Notícias/Geral

Outubro Rosa: campanha reforça a importância dos exames regulares

Em Balneário Camboriú, a Secretaria de Saúde criou o “corredor rápido” para garantir agilidade no atendimento a pacientes com exames alterados

Outubro Rosa: campanha reforça a importância dos exames regulares
Marcos Brito/Divulgação PMBC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, reforça durante o Outubro Rosa - dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama -, a importância dos cuidados regulares com a saúde da mulher, incentivando a realização dos exames periódicos de autocuidado.

O Outubro Rosa traz à tona, especialmente, o quanto é importante garantir o diagnóstico precoce do câncer de mama, já que, quando detectado em estágio ainda inicial, as chances de cura aumentam significativamente. Um dos exames que deve ser feito anualmente é a mamografia, oferecida gratuitamente no município para mulheres a partir dos 40 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Para ter acesso ao exame, a paciente precisa, primeiramente, passar por consulta em sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Atualmente não há fila de espera para a realização da mamografia no município, sendo que a mulher já sai da consulta com o exame agendado.

Leia Também:

Conforme explica a mastologista do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), Talita Siemann Santos Pereira, o exame é fundamental para detectar lesões iniciais nas mulheres assintomáticas.

“Quando eu comparo um tratamento feito em uma paciente com tumor pequeno, inicial, essas pacientes apresentam taxas muito maiores de cura, tratamentos menos agressivos do que aquelas pacientes que descobrem a doença já com lesões maiores, palpáveis. Por isso que as mulheres que apresentam indicação precisam fazer o exame de mamografia, que é o exame de rastreamento, de rotina”, ressalta.

De janeiro a setembro deste ano, por meio da Secretaria de Saúde, foram feitas 3.987 mamografias. O município realiza a compra dos exames por meio de terceirizadas, sendo realizadas, em média, 450 a 480 mamografias por mês. O município ainda não conta com mamógrafo digital, mas a aquisição do equipamento já está no plano anual da Secretaria de Saúde para 2026.

Corredor rápido - Desde abril deste ano, o NAM conta com o projeto chamado “corredor rápido”. Por meio dele, uma vez por semana é feito um relatório de todas as mamografias realizadas na cidade, sendo avaliadas uma por uma. Caso alguém apresente alguma alteração sugestiva de câncer de mama, automaticamente a paciente é inserida na lista de espera da mastologia e com solicitação de prioridade para o médico regulador avaliar.

A secretária de Saúde, Aline Leal, reforça que o município tem se empenhado em garantir que todas as mulheres tenham acesso rápido e humanizado à mamografia. “O corredor rápido é um exemplo de como a gestão está comprometida em agilizar o diagnóstico precoce e ampliar as chances de um tratamento eficaz. Hoje, temos o orgulho de dizer que o município não possui filas de espera para o exame, o que representa um grande avanço na saúde pública e no cuidado com a vida das mulheres”, destacou.

 

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Aysla Dias
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!