A informação chega primeiro aqui!

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024

Podcasts GERAL

Escolas de Balneário Camboriú recebem espetáculo teatral sobre cultura e lendas da ilha de Santa Catarina

Livro sobre Florianópolis vira peça de teatro com apresentações gratuitas em escolas municipais de quatro cidades catarinenses

Escolas de Balneário Camboriú recebem espetáculo teatral sobre cultura e lendas da ilha de Santa Catarina
Criação: Eduardo Elias
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

É na escola que muitas pessoas têm o primeiro contato com atividades culturais, entre elas o teatro. Pensando nisso, crianças de 6 a 10 anos do ensino fundamental de escolas municipais são as convidadas do espetáculo infantil O Sumiço da Tainha de Ouro - Causos e Contos, apresentado pelo Coletivo Mar Cultural em parceria com o Meu Boizinho. A peça de teatro será apresentada no CEM Vereador Santa, na segunda-feira, 28, e no CEM Ariribá, dia 29, em duas sessões cada unidade. 

No espetáculo duas brincantes convidam o público a conhecer a cultura e as lendas da cidade de Florianópolis inspiradas pela tradição do Boi de Mamão e da cultura popular. O sumiço de um precioso amuleto em formato de tainha leva a menina Moreninha a percorrer a cidade para descobrir o que houve com o presente dado pela avó e que envolve muitos segredos. Em cena estão bonecos mamulengos com as personagens do Meu Boizinho - projeto que resgata a cultura da Ilha em diversos formatos. Nesta montagem, Bebel, Mamão, Bacuri, Didico, Fran e Cotinha tentam ajudar a menina Moreninha a encontrar o objeto encantado desaparecido nos mistérios da Ilha da Magia. Duas contadoras de histórias, musicistas e brincantes guiam a trajetória. E a pergunta que fica é: será que eles vão conseguir encontrar a tainha de ouro?

“Crianças gostam de mistério e ficam encantadas quando damos vida aos personagens. A turma do Meu Boizinho interage e apresenta um pouco da cultura e histórias de Florianópolis de uma forma lúdica e descontraída. Com a peça queremos aproximar as crianças das tradições catarinenses por meio de brincadeiras e da poesia que o teatro pode proporcionar”, destaca a diretora de produção do projeto, Raquel Stüpp.

O espetáculo conta com o patrocínio Da Magrinha, DVA e Eurotec Nutrition, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será apresentado em escolas de Florianópolis, São José, Tijucas e Balneário Camboriú entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro. Além do espetáculo, as escolas receberão exemplares do livro, assim como a secretaria de educação e bibliotecas municipais das cidades visitadas.

“Ver nosso livro se transformando em uma peça teatral e alcançando novas cidades catarinenses traz uma profunda alegria. Acredito na importância de democratizar o acesso à arte e à cultura, especialmente nas escolas, onde podemos tocar vidas e gerar transformações. Incluir recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, demonstra nosso compromisso com a diversidade. Cada novo projeto reforça nosso propósito de criar um legado cultural significativo e compartilhar sorrisos e emoções com todos os públicos, celebrando o sentimento de pertencimento da criança com os costumes e as tradições do local onde vivem”, afirma um dos autores do projeto Meu Boizinho, Bruno Pagani.

Acessibilidade - Para atender estudantes que tenham necessidades específicas e mais pessoas terem acesso ao conteúdo, o projeto disponibilizará uma versão em vídeo com narração e tradução em libras do livro O sumiço da tainha de ouro. O material será direcionado para unidades escolares e instituições que tenham público de pessoas surdas. As unidades e instituições que desejarem o acesso podem entrar em contato com o Coletivo Mar Cultural por meio do site ou das redes sociais.

Democratização de acesso - Para muitas pessoas, as experiências artísticas e culturais promovidas na escola serão as primeiras e talvez as únicas de toda uma vida, por isso a importância de levar arte e cultura para a escola, garantindo o acesso democrático e os direitos das pessoas. O público não precisa se deslocar, não precisa pagar pela experiência, ela é gratuita. 

“Uma vez uma diretora de uma escola nos chamou em um canto e nos disse: ‘vocês têm noção da importância do trabalho de vocês? Sabiam que a peça de vocês vai ser o único motivo de sorrir no mês de muitas destas crianças?’ Nessa hora entendemos uma outra camada da importância desse acesso democrático à arte e cultura, que é o de promover cidadania, gerando saúde coletiva, afeto, acolhimento, pertencimento. Para as crianças que fazem parte da plateia, aquele momento é único e muitas vezes inesquecível, pode mudar a trajetória de uma vida ou a emoção de um dia, e isso é muito precioso, porque gera esse processo de transformação da realidade, pessoa a pessoa que é tocada pela arte”, finaliza a produtora executiva do espetáculo, Marina Monteiro.

Agenda de espetáculos

Balneário Camboriú
28/08 CEM Vereador Santa
29/08 CEM Ariribá

São José
30/08 Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores 

Florianópolis
31/08 EB Herondina Medeiros Zeferino
01/09 EBM Neusa Paula Silveira

Tijucas
04/09 Escola Santa Terezinha
05/09 Escola Mercedes Júlia Adão

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e direção cênica: Aline Maciel
Assistente de Direção: Lieza Neves
Atrizes-brincantes: Bianca Ramos e Carina Scheibe
Canções originais: Aline Maciel, Bianca Ramos, Carina Scheibe e Lieza Neves
Figurinos e adereços: Adriana Bernardes
Cenários e bonecos: Carlos Eduardo Martins
Projeto gráfico: Cardápio Cartoon
Assessoria de imprensa: Edinéia Rauta
Produtora assistente: Nataly Delacour
Produção executiva: Marina Monteiro
Diretora de produção: Raquel Stüpp
Coordenação Artística: Coletivo Mar Cultural
www.coletivomarcultural.com
Instagram @coletivomarcultural

Redes do Meu Boizinho
www.instagram.com/meuboizinho
www.youtube.com/meuboizinho
www.meuboizinho.com.br

FONTE/CRÉDITOS: Edineia Rauta/Assessora de Imprensa
Comentários:

/Dê sua opinião

Pré-candiatos: Em quem você votaria para prefeito de Balneário Camboriú?

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Notícia Já no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!