No início de fevereiro de 2023, IBAMA realizou ação de fiscalização conjunta com a Sea Shepherd Brasil em empresas que comercializam barbatanas de tubarão e mercado de peixes de Itajaí. Como parte da operação, uma embarcação foi apreendida por não ser autorizada a exercer a pesca em desacordo com a licença expedida. A embarcação possuía cerca de 13 toneladas de peixes, incluindo tubarões mako e azul, todos apreendidos.
A Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, fez parte da operação junto ao IBAMA, desde seu planejamento, a captura registros da operação e evidências em câmera, e também contribuiu com coleta de 47 amostras de animais para posterior análise genética, incluindo 38 barbatanas de tubarões, como parte de sua campanha de proteção dos tubarões, "Cação é Tubarão"
Neste podcast a CEO da Sea Shepherd, Nathalie Gil, apresentação informações sobre a organização e como são as atividades na região e no mundo.
Comentários: