A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Colunas/Informa & Comenta

Prefeito e Emasa mentem sobre a situação da estação de tratamento de Balneário Camboriú

Enquanto isso a CPI da Balneabilidade ainda depende de duas assinaturas para começar os trabalhos

Prefeito e Emasa mentem sobre a situação da estação de tratamento de Balneário Camboriú
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

MENTINDO - O prefeito Fabrício Oliveira (PL) e o diretor-presidente da Emasa, Douglas Beber, mentiram descaradamente a um grupo de entidades e vereadores de Balneário Camboriú na reunião que mantiveram nesta terça-feira (28). 

FALA - “Nosso compromisso, o compromisso do nosso governo, com o meio ambiente promoveu grandes e importantes investimentos em saneamento, limpeza e dragagem de rios e cursos d’água, fiscalização de ligações irregulares e demais ações e obras que revitalizassem o pulmão econômico de Balneário Camboriú", disse Fabrício.

BALELA - "A modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Nova Esperança é mais uma importante obra, e estamos empenhando todos os esforços para resolver o mais rapidamente possível o problema que ocorreu na lagoa de aeração da estação”, pontuou o prefeito Fabrício Oliveira.

ENGANAÇÃO - “Realizamos uma reunião no Ministério Público, com a presença dos órgãos envolvidos, e foi acordado por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), optando pela não continuidade da obra e construção de um novo tanque de aeração, porém de concreto armado, já parte da ampliação e modernização da ETE”, disse na reunião o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

MERDA PURA - Isso significa dizer que estamos sem tratamento adequado do esgoto coletado na cidade e bombeado para a estação de tratamento. Ou seja, sem tratamento, a bosta vai para o Rio Camboriú.

REALIDADE - Então, neste caso, não adianta jogar toda a culpa para o vizinho município de Camboriú que não trata adequadamente o seu esgoto. Não adianta o prefeito gabola se fangloriar que temos a maior rede de coleta de esgoto se não temos um tratamento adequado.

DIVULGADO - Publicamos uma resposta da Diretoria Técnica da Emasa sobre a questão da Balneabilidade. Na resposta técnica admite-se que a obra de reforma da lagoa, inicia há quase um ano foi interrompida, e é por isso mesmo que o esgoto coletado volta sem tratamento para o rio Camboriú e deixa toda a Praia Central imprópria para banho. (CLIQUE AQUI E CONFIRA)

CAIU - Talvez por ter reportado a verdade, Sérgio Juk está deixando a diretoria técnica da Emasa. Em seu lugar assume Alexandre Guslote Motta, que é engenheiro florestal.

SERÁ AQUE ENTENDE? - A Emasa está precisando mesmo de um engenheiro sanitarista. Não conheço o Alexandre Motta, mas no seu currículo fala de grandes projetos ambientais e até a usina de Belo Monte no Pará. Resta saber se ele vai ter autonomia para resolver a questão da balneabilidade da Praia ou se chega para oficializar as cagadas que estão fazendo por aqui.

CPI - A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a situação continua na espera de pelo menos mais dois vereadores para iniciar os trabalhos. André Meirinho (Progressistas) que foi o proponente, Juliana Pavan (PSDB), Eduardo Zanata (PT), Lucas Gotardo (Novo) e Patrick Machado (PDT) já assinaram.

NÃO ASSINA - O líder do prefeito na Câmara, Gelson Rodrigues, que mora perto da ETE (Nova Esperança) disse que não assina. E comunga a ideia que é Camboriú quem polui nossa Praia. Interessante porque a primeira dama de Camboriú está lotada no gabinete dele. Não seria, então, fácil de conversar com o Élcio (prefeito de Camboriú) para buscar uma solução.

FALTA CORAGEM? - E os 13 restantes estão todos com "o rabo preso"? Estão com medo de perder os carguinhos que indicaram no Executivo? Este é o momento de mostrar que estão preocupados sim com as questões que envolvem a nossa cidade.

PERDENDO - É por estas e outras que já não estamos mais no "Top 10!" do ranking de destinos para viajantes em 2023. Santa Catarina tem apenas uma cidade, mas não é o Balneário Camboriú e sim Blumenau, no Médio Vale do Itajaí.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!