Com um gol do atacante Samuel Lino, o Flamengo derrotou o Ceará por 1 a 0 para garantir o título do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (3) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A conquista coroa uma temporada histórica, na qual a equipe também garantiu os títulos da Supercopa do Brasil, do Campeonato Carioca e da Copa Libertadores da América.

Este é o nono título do Rubro-Negro na história da competição, com as conquistas nos anos de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.
Com os três pontos conquistados nesta quarta, o Flamengo chegou ao total de 78 pontos, e não poder ser ultrapassado pelo Palmeiras, que também nesta quarta superou o Atlético-MG por 3 a 0 em Belo Horizonte para chegar aos 73 pontos.
O jogo
Mesmo apoiado por mais de 73 mil torcedores, o time comandado pelo técnico Filipe Luís não encontrou facilidades diante de um Ceará que jogava com linhas baixas para negar espaços para o ataque do time da Gávea.
Com isso, o Flamengo trocava passes de um lado para o outro e conseguia finalizar apenas de fora da área. Já o Vozão só chegava com perigo esporadicamente, em bolas lançadas da defesa para o isolado centroavante Pedro Raul.
Enquanto isso, em Belo Horizonte, o Palmeiras não precisou de muito tempo para abrir o placar diante do Atlético-MG. Aos oito minutos do primeiro tempo a defesa do Galo vacilou e a bola sobrou no pé de Vitor Roque, que bateu para defesa parcial de Everson. O argentino Flaco López aproveitou o rebote e bateu para o fundo do gol.
O Verdão continuou melhor e ampliou antes do intervalo. O zagueiro Gustavo Gómez acertou lançamento longo para Allan. O lateral Guilherme Arana tentou afastar, mas a bola sobrou para o atacante palmeirense, que bateu colocado para ampliar a vantagem do time comandado pelo português Abel Ferreira aos 19 minutos. A combinação deste resultado com o empate no Rio de Janeiro impedia, naquele momento, a definição do título.
Porém, no estádio do Maracanã o Flamengo passou a forçar as jogadas pela pontas. E foi desta forma que conseguiu abrir o placar aos 36 minutos. O colombiano Carrascal tocou em profundidade na área para Samuel Lino, que bateu por baixo das pernas do goleiro Bruno Ferreira.
Após o intervalo, o Flamengo, que baixou a rotação ao claramente sentir o desgaste causado pelas celebrações após a conquista do título da Copa Libertadores no último sábado (29), mostrou muita maturidade para administrar a vantagem diante de um Ceará que melhorou um pouco após o técnico Léo Condé colocar em campo jogadores mais criativos.
Já em Belo Horizonte o Palmeiras, que disputou todo o segundo tempo com um homem a menos após a expulsão do lateral Piquerez nos últimos momentos da etapa inicial, chegou a marcar o terceiro com o jovem atacante Luighi.
Porém, de nada valeu a vitória do time de Abel Ferreira, pois no Maracanã o Flamengo segurou a vitória até o apito final e soltou o grito de campeão brasileiro.

BRASILEIRÃO – SÉRIE A – 37ª RODADA
Juventude 0 x 3 Santos
São Paulo 3 x 0 Internacional
Bahia 2 x 0 Sport
Atlético-MG 0 x 3 Palmeiras
Flamengo 1 x 0 Ceará – FLAMENGO CAMPEÃO
Red Bull Bragantino 4 x 0 Vitória
Fortaleza 2 x 1 Corinthians
TOCANTINENSE – FINAL – 1ª RODADA
Palmas 1 x 1 Guaraí SC
COPA SÃO PAULO FEMININA – 1ª FASE – 1ª RODADA
Ferroviária 3 x 0 Minas Brasília-DF
Centro Olímpico 0 x 4 Internacional
Red Bull Bragantino 0 x 0 América-MG
São Paulo 5 x 0 Remo
Palmeiras 6 x 1 UDA-AL
Botafogo 0 x 2 Grêmio
COPA DO BRASIL – SUB-20 – SEMIFINAIS – 2ª RODADA
Iape-MA 2 x 5 América-MG – AMÉRICA-MG FINALISTA
ESPANHOL – 14ª RODADA
Athletic Bilbao 0 x 3 Real Madrid
INGLÊS – 14ª RODADA
Arsenal 2 x 0 Brentford
Brighton 3 x 4 Aston Villa
Burnley 0 x 1 Crystal Palace
Wolverhampton 0 x 1 Nottingham
Leeds United 3 x 1 Chelsea
Liverpool 1 x 1 Sunderland
Comentários: