Para estimular a população a se envolver com o BC +Arborizada, a Prefeitura de Balneário Camboriú está solicitando que a comunidade indique áreas públicas para o plantio de árvores nativas. Nesta semana, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam) lançou um link pelo qual moradores podem sugerir locais, como a calçada de seu imóvel. (Clique aqui e confira o link ).
Plano de ação para o plantio de mil árvores ao longo de um ano, o BC +Arborizada foi lançado no dia 24 de setembro de 2025. A participação da comunidade é na sugestão de área pública e na “adoção” da árvore, ou seja, nos cuidados com ela posteriormente. A análise do local e o plantio (caso seja verificada a viabilidade) caberão ao Município. Os lugares indicados serão considerados viáveis quando não houver interferência da fiação elétrica, tubulações de gás, água e esgoto e demais obstáculos.
Pátios e terrenos particulares não entram na ação, embora os moradores possam procurar o Centro de Produção Florestal “Viveiro Mata Atlântica”, localizado no Parque Raimundo Malta, e retirar mudas para áreas privadas.
O plano de ação BC +Arborizada usa como base os 7.092 locais identificados como adequados para receberem espécies de árvores nativas. Os pontos ideais constam no Diagnóstico da Arborização Urbana, levantados por um software desenvolvido pela empresa Arboran, que fez um levantamento da situação das árvores em Balneário Camboriú em 2022 e 2023.
Paralelamente ao plantio que o Município pretende fazer em áreas já mapeadas e nas indicadas pelos moradores, árvores estão sendo plantadas em parceria com a iniciativa privada. No dia 20 de outubro, foram plantadas na Avenida das Flores 50 mudas de ipês-amarelos, as quais foram doadas pelo Balneário Shopping.
“Nosso propósito é tornar Balneário Camboriú uma cidade ainda mais verde e participativa. O BC +Arborizada é um convite para que cada morador contribua com o futuro, adotando uma árvore e ajudando a cuidar do espaço onde vive. A soma de pequenas ações gera uma grande transformação ambiental”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
Indique um local público para plantio pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdN6MgSh03edf5A-MREB4thrQjcVUPiTLID0wAGNuGJneJxDA/viewform?usp=publish-editor
No link, é possível anexar foto do lugar sugerido.

Comentários: