A informação chega primeiro aqui!

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025

Notícias/Segurança Pública

PF e SENAD Paraguai encerram 53ª fase da Operação Nova Aliança

No total, 967 toneladas de maconha foram destruídas

PF e SENAD Paraguai encerram 53ª fase da Operação Nova Aliança
PF/Divulgaçãi
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Assunção/Paraguai. A Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) encerraram, nesta sexta-feira (31/10), a 53ª fase da Operação Nova Aliança, consolidando o ano de 2025 como o mais produtivo e expressivo ciclo operacional desde 2012, quando a iniciativa binacional iniciou. 

Foram erradicados 309 hectares de cultivos ilícitos de Cannabis sativa, destruídas 141 plantações e 96 acampamentos, além de inutilizadas 23 prensas, 37.940 kg de maconha picada, 1.532 kg de maconha prensada e 490 kg de sementes. Resultando, assim, em 967 toneladas de droga.

A ação contou com o apoio da Força-Tarefa Conjunta do Exército Paraguaio, do Ministério Público do Paraguai e da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal.

Leia Também:

Peritos criminais federais, em conjunto com especialistas do Laboratório Forense do Paraguai e do Centro de Evidências da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, realizaram atividades de coleta e análise de amostras de plantas e de solo nas áreas de erradicação. 

O trabalho teve por finalidade identificar a origem da substância entorpecente, os insumos empregados no cultivo, os níveis de pureza e o perfil químico do material apreendido, produzindo elementos técnico-científicos de interesse para investigações e informações estratégicas para o aprimoramento das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas.

A ação contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; o Ministro da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Jalil Rachid; o Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Dennis Cali; o Coordenador-Geral de Repressão a Drogas, Alexandre Custódio Neto; o Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, Rivaldo Venâncio; o Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Delegado de Polícia Federal Décio Pereira de Moura; e o Adido da Polícia Federal, entre outros.

Durante o ano de 2025, foram realizadas seis fases da Operação Nova Aliança, que resultaram na erradicação recorde de 5.464.000 kg de maconha, distribuídas em aproximadamente 1.700 hectares de plantações ilícitas. Esta ação reafirma o compromisso conjunto de Brasil e Paraguai no combate ao narcotráfico, à criminalidade transnacional e à destruição dos ecossistemas utilizados por organizações criminosas.

Resultados consolidados (2012–2025):
53 fases realizadas
14.000 hectares de plantações ilícitas erradicados
Mais de 45.000 toneladas de maconha destruídas
2025: recorde histórico de 5.464.000 kg de maconha erradicada em um ano.

A Operação Nova Aliança também reforça seu caráter ambiental e de sustentabilidade com a continuidade da Operação Restaurar, conduzida pelo Instituto Nacional de Florestas do Paraguai, que atua na recuperação das áreas degradadas pelo cultivo ilegal.

FONTE/CRÉDITOS: PF/Coordenação-Geral de Comunicação Social
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!