A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 25 de Junho de 2026

Notícias/Geral

Avenida Prefeito Meirinho inicia etapa de preparação do solo para pavimentação

Etapa seguinte inclui os serviços de terraplanagem e implantação da base da pista

Avenida Prefeito Meirinho inicia etapa de preparação do solo para pavimentação
 Divulgação PMBC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
As obras de abertura e implantação da Avenida Prefeito Meirinho avançam em Balneário Camboriú. Com a recente conclusão da implantação da galeria de drenagem, o projeto entra agora em uma nova fase, que compreende a demarcação do eixo da avenida e realização das escavações para a preparação do pavimento. 

Na sequência, terá início o serviço de terraplanagem, onde serão feitos o nivelamento e a adequação do solo para receber as próximas etapas da obra. Após a conclusão desta fase, os trabalhos seguirão com a implantação e compactação da base e sub-base da pista.

Já a fase seguinte compreende a pavimentação asfáltica com tecnologia de asfalto-borracha. O material, conhecido pela maior resistência e durabilidade, garante melhores condições de trafegabilidade e amplia a vida útil do pavimento. Após conclusão, a intervenção seguirá para os serviços de urbanização e implantação da sinalização viária. 
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, ressaltou o esforço na condução dos processos de desapropriação necessários para viabilizar a obra. “Enquanto entre 2019 e 2024 foram realizadas somente 16 desapropriações, já nos primeiros 15 meses da atual gestão foram feitas 28. Esse resultado reflete o esforço para garantir a agilidade no andamento de uma obra considerada estratégica para a mobilidade urbana e muito aguardada não somente pelos moradores do Bairro dos Municípios, mas por toda a cidade”, disse.

Leia Também:

O secretário também destacou que a obra passou por adequações para contemplar sistemas de infraestrutura que não estavam previstos no projeto inicial. “O projeto original da avenida não previa iluminação pública e sistema de drenagem. Também não contava com a implantação da rede de água e esgoto, o que também foi preciso readequar, já que são sistemas imprescindíveis para uma obra como esta”, explicou.

Quando concluída, a Avenida Prefeito Meirinho se tornará um novo eixo viário da cidade, que permitirá uma distribuição mais equilibrada do fluxo de veículos e reduzirá a sobrecarga de outras vias importantes do município, além da BR-101 e suas marginais.


Sondagem do solo dos terrenos desapropriados - Nesta sexta-feira (26), será realizada a sondagem do solo nos terrenos desapropriados para a execução da obra de pavimentação. Até o momento, esse levantamento havia sido realizado apenas nos trechos das vias paralelas, sendo que agora, após a demolição dos imóveis, será possível executar o estudo também nas áreas anteriormente ocupadas.

A sondagem tem como objetivo avaliar as características do solo, como sua resistência, a profundidade das camadas, a presença de lençol freático e outras condições que podem influenciar diretamente na execução.

Esse procedimento é fundamental antes da pavimentação asfáltica, pois permite confirmar se as soluções de engenharia previstas no projeto são compatíveis com as condições reais do terreno, garantindo o dimensionamento adequado da estrutura. Além disso, contribui para prevenir problemas futuros, como afundamentos, trincas e deformações no pavimento, proporcionando mais segurança, qualidade e durabilidade à obra.

A obra - O novo trecho da avenida compreende o segmento entre as ruas Blumenau e Concórdia. O trecho 1, já concluído, liga a Alameda Delfim de Pádua Peixoto à Rua Blumenau. Com cerca de 800 metros de extensão, a Avenida Prefeito Meirinho fará a ligação entre a Alameda Delfim de Pádua Peixoto e a Sexta Avenida, promovendo uma transformação significativa na mobilidade urbana da região.

A avenida prevê calçadas acessíveis, ciclovia, iluminação em LED, além de paisagismo qualificado e a implantação de equipamentos de lazer e convivência voltados à comunidade.

A ordem de serviço para a execução dos trabalhos foi assinada em janeiro deste ano, sendo que a obra está sob responsabilidade da A J Potter & Cia Ltda, empresa vencedora da Concorrência Eletrônica nº 017/2025, num investimento de R$ 4.795.000,00.
FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Pedro Henrique Homrich
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!