A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Notícias/Geral

Direção de extensão da UDESC BC apresenta artigo científico  em Brasília

O projeto Olhares da Vila foi lançado no dia 4 de abril, e é uma parceria da Udesc BC com a ong UBV (Universidade do Bem Viver)

Direção de extensão da UDESC BC apresenta artigo científico  em Brasília
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Udesc BC estará representada no “XII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico: Justiça Socioterritorial, redistribuição, reparação, reconhecimento” que acontece na UNB em Brasília, de 21 a 23 nesta semana , com a apresentação de um artigo científico intitulado "Extensão Universitária como Instrumento de Participação e Justiça Socioterritorial: a experiência do projeto Olhares da Vila". O artigo é de autoria da Diretora de Extensão Cultura e Comunidade do campus de BC, Debora Pontes Esteves, em coautoria com a aluna e bolsista do curso de  Administração Pública, Ana Carolina dos Santos Medeiros.

É o terceiro evento científico que a Udesc BC é selecionada a apresentar trabalhos vinculados ao projeto Olhares da Vila ( de letramento audiovisual de adolescentes da comunidade da Vila Fortaleza, região sul da cidade,  bairro da Barra). O primeiro foi no II Colóquio Internacional de Resiliência Urbana e Crise Ambiental da América Latina na USP e o segundo foi na semana IPPUR (Instituto de Planejamento Urbano Regional) da UFRJ , ambos da bolsista Ana Carolina dos Santos Medeiros.

O artigo cientifico será apresentado esta semana em Brasília por Debora Esteves, diretora de extensão do campus da Udesc BC. Segundo ela, “levar este trabalho ao XII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico é fortalecer o diálogo entre teoria e prática, evidenciando o papel da extensão universitária como instrumento de justiça socioterritorial e transformação social”.

Leia Também:

“Olhares da Vila” - O projeto Olhares da Vila foi lançado no dia 4 de abril, e é uma parceria da Udesc BC com a ong UBV (Universidade do Bem Viver) visando oficinas de alfabetização audiovisual para crianças e adolescentes que residem na comunidade da Vila Fortaleza, no bairro da Barra. Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), o projeto tem como objetivo despertar a conscientização socioambiental nos participantes.
A iniciativa atende atualmente 20 participantes com idades entre 8 e 15 anos durante o contraturno escolar.

O plano de atividades incluem saídas de campo e oficinas de fotografia, expressão corporal e escrita de roteiros. Os conteúdos são relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e visam despertar a conscientização socioambiental nas crianças e adolescentes.

“A ideia é criar consciência crítica e mostrar que existe um mundo de possibilidades para além dos lugares que estes jovens cotidianamente circulam, além de oferecer uma oportunidade para expressarem seus olhares, como diz o nome do projeto”, enfatiza a coordenadora do projeto e diretora de Extensão da Udesc Balneário Camboriú, Debora Pontes Esteves.

Com uma equipe formada por 12 pessoas, entre coordenação, parceiros, bolsistas e voluntários, o projeto já realizou inúmeras atividades até o momento. Além das oficinas, os integrantes participaram de ações de educação política e ambiental na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e no Parque Ecológico Raimundo Malta.

Outra visita realizada pelo grupo foi à Udesc Balneário Camboriú. Na universidade os alunos foram recebidos nos laboratórios de Física e Geologia para algumas atividades de extensão preparadas por professores e estudantes da Udesc especialmente para o projeto.

“A gente consegue ver que as crianças estão interagindo, gostando de ir nas aulas. Além disso, a gente consegue perceber que a comunidade na Vila Fortaleza está se unindo. Então é muito legal”, destaca a bolsista do projeto, Gabrielly Mendonça.

A coordenadora Debora Esteves também lembra que o projeto foi integrado às práticas do Laboratório de Pesquisa em Ciência Política (Cidapol) da universidade, a fim de definir indicadores para avaliar cientificamente o impacto das ações.

Ações deste semestre - Neste segundo semestre de 2025, o Olhares da Vila preparou novas oficinas. Segundo a coordenadora, a ideia é que o grupo produza uma peça audiovisual para praticarem o que aprenderam até o momento. Outras ações externas também estão previstas, como uma visita ao Museu da Imagem e do Som e ao Teatro Municipal.

O projeto também foi contemplado no edital do Festival Internacional José Luiz Kinceler da Udesc (FIK 2025) para realizar uma mostra na edição itinerante de Balneário Camboriú. O evento está previsto para 30 de outubro. “É muito legal poder fazer esta entrega neste espaço tão bacana que tem relação com as comemorações dos 60 anos da Udesc”, afirma Debora Esteves.

No momento não há inscrições abertas para novos participantes, mas uma nova turma deve ser aberta em 2026. “Estamos estudando uma forma de atender mais crianças, pois a fila de espera é grande”, completa a coordenadora.

O projeto foi aprovado no Programa de Apoio à Cultura (ProCult) 2025-2026 da Udesc e conta com a colaboração do Cidapol, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (47) 98804-0912.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa/Divulgação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!