A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025

Notícias/Turismo

Expocentro BC sedia lançamento do Programa Novas Rotas da Embratur em Santa Catarina

A proposta é oferecer suporte técnico em sustentabilidade, inteligência de dados e inovação, descentralizando o turismo

Expocentro BC sedia lançamento do Programa Novas Rotas da Embratur em Santa Catarina
Expocentro/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco foi palco, nesta terça-feira, do lançamento no estado do Programa Novas Rotas, iniciativa da Embratur, que busca criar e promover novos destinos turísticos brasileiros no exterior, fora do eixo tradicional de capitais e sol e praia. A proposta é oferecer suporte técnico em sustentabilidade, inteligência de dados e inovação, descentralizando o turismo internacional e direcionando o fluxo de visitantes estrangeiros para regiões com alto potencial turístico ainda pouco exploradas.

O evento reuniu gestores públicos e representantes do trade turístico. Ao longo do dia, equipes da Embratur ministraram capacitações sobre o comportamento do turista estrangeiro, práticas sustentáveis e análise de mercado.

A abertura contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo , do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima , da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan , do presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Tiago Baltt, e do diretor do Expocentro, Fábio Fiedler.

Leia Também:

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o programa representa uma mudança estratégica na promoção turística do país.

“Novas Rotas é um trabalho que vai além da capital e do sol e praia. A Embratur é responsável por apresentar o Brasil para o mundo e trazer o turista para cá. O turismo é uma mola da economia. O Brasil tem uma diversidade extraordinária, uma cultura e gastronomia espetaculares, além de biomas únicos. É hora de profissionalizar o setor, sair da ideia de sol e praia e apostar também em sustentabilidade, inovação e inteligência de dados. O Expocentro é um equipamento maravilhoso, com um arranjo inteligente, diferente de outros centros de eventos do país. É acolhedor e fácil de compreender.”

O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a relevância da região no cenário turístico brasileiro e a importância do apoio ao pequeno empreendedor:

“Nossa região é um paradigma no turismo nacional. O Sebrae atua no fortalecimento do pequeno negócio. Somos aqueles que garantem a longevidade para o pequeno crescer e gerar emprego. Temos uma carteira de crédito de R$ 30 bilhões, e o Programa Acredita do Sebrae está aberto ao setor de turismo. O pequeno negócio precisa acessar esse crédito.”

Já a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento turístico da cidade:

“Muito me orgulha receber um evento de capacitação da Embratur. É fundamental ter parcerias para desenvolver a cidade e entregar resultados para o turismo de BC. O turismo gera empregabilidade, rentabilidade e muitos negócios. Este novo programa chega para descentralizar o turismo e potencializar a região, além de internacionalizar o turismo da nossa cidade.”

O diretor do Expocentro, Fábio Fiedler, comemorou o protagonismo do espaço no cenário nacional:
“Para o Expocentro, receber a Embratur e seu staff é muito importante. A Embratur é a agência que fomenta o Brasil no exterior. A região de Balneário Camboriú se projeta além das fronteiras do país, e estarmos no radar de quem trabalha para que o Brasil seja visto no turismo internacional é fundamental. Somos um equipamento pronto para receber eventos de todos os portes, inclusive internacionais.”

Sobre Expocentro - Considerado o maior e mais moderno complexo multiuso do sul do país, o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco foi planejado para receber eventos de todos os portes como: shows, convenções, feiras, exposições, congressos, seminários, entre outros.

O Expocentro surpreende com sua estrutura moderna e funcional, são 33.534,71 mil metros quadrados de área construída em uma área total de 67.977,53 mil metros quadrados. A nave principal é composta por módulos internos, sendo dois laterais e um central, que permitem uma organização da planta e a separação dos dois pavilhões, que comportam entradas individuais. Em um dos módulos laterais ficam os espaços administrativos, camarins e apoio. O módulo central, tem duas torres espelhadas, que comportam 24 salas modulares, que podem ser usadas individualmente ou em conjunto, com capacidade de até 1.300 pessoas.  Neste módulo central tem ainda espaço para lojas, praça de alimentação e é o único centro de eventos que tem um zoológico em anexo.

São dois grandes pavilhões, o primeiro com 8.696 metros quadrados e o segundo com 4.655 metros quadrados, que podem ser usados simultaneamente, ambos com 14 metros de pé direito e livre de colunas. E um estacionamento com mil vagas.

FONTE/CRÉDITOS: Lu Haugg/Assessora de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!