A primeira Festa da Cultura Açoriana, realizada neste domingo (17), reuniu cores, sabores e muita tradição na Praça da Paz.
A programação iniciou às 10h e contou com a presença de autoridades, apresentações artísticas, música, danças típicas e pratos tradicionais que remetem às raízes açorianas.
Entre as atrações estiveram o Coral Vivaz, o Coletivo Tapera, grupos de escolas municipais, além de convidados de cidades vizinhas.
O destaque especial ficou para o Grupo Tropeiros do Litoral, campeão nacional na categoria Sênior de Danças Populares Brasileiras. Também encantou o público a apresentação do boi de mamão “Raiz da Terra”, anfitrião da festa.
A programação também contou com a Feira Cultura em Movimento, que trouxe o melhor do artesanato local, além de opções gastronômicas variadas.
Durante o evento, foi realizada uma moção de reconhecimento ao Mestre Silvio Valmôr Vieira, o primeiro itapemense a receber o título de Mestre dos Saberes da Cultura Popular. A homenagem destacou sua trajetória de dedicação ao canto e ao ensino da arte do balaio, preservando e transmitindo saberes que enriquecem a cultura local.
O encerramento aconteceu às 21h, com a apresentação do Terno de Reis “A Caminho de Belém”, de Itajaí.
O secretário de Cultura, Nego Joe, destacou a importância do evento para a valorização das tradições e para a formação cultural das novas gerações:
“É emocionante ver crianças, jovens, adultos e mestres da cultura envolvidos com a dança, a música, a gastronomia e as tradições populares. Essa participação coletiva mostra que a nossa cultura está viva, enraizada e seguirá sendo transmitida de geração em geração, garantindo um futuro cada vez mais rico para Itapema”, afirmou.

Comentários: