A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 25 de Outubro de 2025

Notícias/Turismo

Itapema realiza primeiro encontro para desenvolver o Plano Municipal de Turismo

Reunindo 60 participantes, o encontro foi marcado por análise de dados e trabalho colaborativo

Itapema realiza primeiro encontro para desenvolver o Plano Municipal de Turismo
Divulgação/PMI
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A Secretaria de Turismo, em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizou na noite desta quinta-feira (16) o 1º Seminário de Construção do Plano Municipal de Turismo (PMT), no Sofistic Hotel Itapema.
 

Leia Também:

O encontro reuniu 60 participantes, entre moradores, empresários, hoteleiros, lojistas, representantes de associações de bairros, ONGs e proprietários de estabelecimentos gastronômicos, em um momento de escuta qualificada, análise de dados e construção coletiva.
 
A abertura do seminário apresentou os resultados de uma pesquisa realizada com a população, via Google Forms, que contabilizou 89 respostas. O levantamento identificou pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças relacionadas ao turismo em Itapema, servindo como base para os debates da noite.
 
Em seguida, consultoras turismólogas do Sebrae apresentaram uma leitura técnica do município, utilizando dados da plataforma Tour Data, incluindo:
 
Também foram destacados os tipos de turismo presentes em Itapema, classificados de acordo com seu grau de relevância e potencial de desenvolvimento.
 
A partir dessas informações, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, que elaboraram propostas de Missão, Visão e Valores para o turismo da cidade. A atividade foi conduzida de forma dinâmica e colaborativa, incentivando o protagonismo da comunidade e a troca de ideias entre diferentes setores.
 
Para encerrar o encontro, os grupos definiram os Fatores Críticos de Sucesso, como identidade local, sustentabilidade, qualificação profissional e integração regional.
“A participação da comunidade é fundamental. Itapema vive um momento importante de consolidação como destino turístico, e o Plano Municipal de Turismo vai orientar esse crescimento de forma sustentável, participativa e alinhada com o futuro que queremos para a cidade”, destacou a secretária de Turismo, Pati Marin.
O Plano Municipal de Turismo terá continuidade no 2º seminário, previsto para 19 de novembro, com local a ser divulgado no site oficial do município e nas redes sociais da Prefeitura. O seminário faz parte de uma série de três encontros que acontecerão até o fim do ano:

FONTE/CRÉDITOS: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Itapema
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!